Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Governo Brandão investe mais 68,8 milhões de reais para melhorias dos terminais de ferryboat

14 de setembro de 2022 : 19:24
Mais investimentos serão realizados pelo governo do Estado do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), para promover melhorias nos terminais aquaviários da Ponta da Espera e do Cujupe.
A totalidade dos novos recursos vai chegar a 68,8 milhões de reais. O montante será destinado para a duplicação das rampas Norte e Sul do Cujupe (19,1 milhões de reais); duplicação das passarelas e rampas da Ponta da Espera (21 milhões de reais); e recuperação dos taludes do Terminal do Cujupe (28,7 milhões de reais). O processo licitatório já foi concluído e foi iniciada a fase de contratação da empresa. A previsão para o início das obras é ainda neste ano.
O governador Carlos Brandão ressaltou a importância dos investimentos que já vêm acontecendo desde o início do mandato do então governador Flávio Dino, de quem foi vice até abril deste ano.
“Desde 2015, o nosso Governo tem feito vários investimentos para dar a qualidade necessária aos maranhenses que precisam se deslocar para os municípios da Baixada. Fizemos recentemente, por meio das empresas operadoras de transporte, a aquisição do ferryboat São Gabriel, recuperamos a embarcação Cidade Araioses, de modo que agora podemos contar com seis embarcações. E com esses novos investimentos, de mais de 68 milhões de reais, por meio da Emap, vamos melhorar a estrutura dos terminais, a fim de dar mais conforto e segurança aos passageiros”, disse o governador.
“O que está sendo anunciado hoje pelo governador é um investimento que vai duplicar as rampas de atracação da Ponta da Espera e do Cujupe, contemplando as embarcações e já preparando para um crescimento da movimentação, bem como duplicação de passarelas, ampliação dessas passarelas e algumas melhorias também internas nos terminais”, disse o presidente da Emap, Ted Lago.
Em abril deste ano, também por meio da Emap, foi assinado um acordo de Cooperação com o Instituto Comunitário Baixada Maranhense (ICBM), com intuito de implantar e executar o Conjunto Integrado de Projetos Baixada Maranhense no Cujupe, em Alcântara.
Outras melhorias deste ano, por meio da Emap e também pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), contam com a entrega do Posto de Saúde do Cujupe, unidade preparada para realizar serviço de pronto atendimento, primeiros socorros e estabilização de casos de urgência de passageiros do terminal.
Investimentos acontecem desde 2015

Entre 2018 e 2019, foi entregue o novo Terminal do Cujupe, com uma rodoviária integrada ao sistema de transporte aquaviário, além de boxes para comercialização de alimentos, salão de embarque e estacionamento. Com investimento de 14,8 milhões de reais da Emap, a unidade dispõe de posto de atendimento do Viva/Procon, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Praça de alimentação, Wi-fi, farmácia e fraldário.
Em 2017, com investimento de 1,4 milhão de reais, a Emap entregou nova unidade de segurança pública para abrigar as operações da PM, reforçando a segurança no Terminal da Ponta da Espera, nova cobertura do prédio da Receita Estadual, que controla a circulação de mercadorias, além de melhorias no acesso principal do terminal.
Em 2016, a entrega foi da área de vivência no Terminal da Ponta da Espera, projeto orçado em 979 mil reais, e passarelas cobertas de acesso às rampas de embarque no Terminal do Cujupe, com investimento de R$ 1,1 milhão de reais.
No primeiro ano da gestão Flávio Dino, em 2015, foi criada a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), responsável pelo planejamento, coordenação, concessão, permissão, autorização, regulamentação, inspeção e fiscalização dos serviços públicos de transporte aquaviário intermunicipal de passageiros, cargas e veículos, atuando da Emap nos terminais. No mesmo ano foi instalado um posto do Juizado da Infância e Juventude no Terminal da Ponta da Espera.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>