Sagrima executa nova etapa de revitalização do Projeto Salangô II


O Projeto
Salangô II no município de São Mateus está passando por obras de revitalização. O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), José Antônio Heluy, e o secretário-adjunto de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Nonato Chocolate, visitaram a área do perímetro irrigado no último fim de semana e conversaram com os produtores rurais sobre as ações de melhoria. O Governo do Maranhão retomou os investimentos no Projeto e iniciou mais uma etapa do processo de revitalização da área, que começou com os serviços de recuperação do centro administrativo.

Tenho ido a Salangô desde que assumi a Sagrima, em abril. No momento há uma grande expectativa e muito otimismo por parte dos trabalhadores rurais da área, que na última semana tiveram reuniões na Sagrima e no Itermacom vistas a este novo momento do projeto”, informou o secretário José Antônio Heluy.

Para esta segunda etapa de revitalização, o governo dispõe inicialmente de recursos da ordem de R$ 1 milhão, iniciando com serviços de manutenção das obras do Centro Administrativo, Centro de Treinamento, Hospedagem e Auditório, compreendendo limpeza, roço, pintura, serviços elétricos, instalações hidráulicas e sanitárias.

Haverá, ainda, investimento de R$ 700 mil, que será aplicado na manutenção da infraestrutura de Irrigação e de uso comum do Projeto Salangô II. Entre as obras a serem iniciadas estão a recuperação de cinco conjuntos de motobombas, manutenção do canal principal e dos canais secundários, implementação de 14 comportas e manutenção do sistema elétrico da estação de bombeamento principal.


Trabalhadores

Durante a reunião com os trabalhadores rurais de Salangô, o secretário José Antônio Heluy viu de perto o anseio de todos para que o projeto avance e seja ampliado. A reunião teve a presença do gestor de Programas de Unidades Regionais da Sagrima, Francisco Torres Neto, e os presidentes das Associações dos Trabalhadores do Projeto Salangô II. Foram tratados assuntos pertinentes aos agricultores, como regularização fundiária e a segunda etapa de revitalização da infraestrutura de irrigação e deuso da área.

“Os investimentos no Projeto Salangô II visam alavancar os projetos produtivos desenvolvidos de maneira experimental na região, impulsionando a produção dos próximos anos e buscando mais recursos e possibilidades para gerar emprego e renda para as famílias dos produtores da região”, resumiu o secretário José Antônio Heluy.

Sobre Salangô

O Projeto Salangô II é considerado um dos mais importantes projetos de irrigação do Brasil, destinado aos agricultores familiares para a produção de grãos e hortaliças. Foi implantado em 1993 e, atualmente, está sendo revitalizado, de modo a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região.

O Salangô II está localizado no município de São Mateus do Maranhão. Atualmente, 465 lotes familiares,ocupados por 361 famílias organizadas em nove associações de pequenos agricultores.

Os projetos produtivos têm recebido apoio do Governo do Estado através do repasse de sementes de milho, feijão e hortaliças, por meio do programa ‘Mais Sementes e Mudas’ da Sagrima, e são acompanhados pela equipe técnica que está lotada no Projeto Salangô II.

Nas duas safras anteriores, os produtores receberam 10toneladas de sementes de milho e feijão e 60 quilos de sementes de hortaliças. Em abril deste ano, a Sagrimaenviou cinco toneladas de sementes de milho e feijão e mais 30 quilos de hortaliças.

1 thought on “Sagrima executa nova etapa de revitalização do Projeto Salangô II

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *