Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

SINFRA vai recuperar comporta para evitar esvaziamento da Lagoa da Jansen

6 de junho de 2022 : 16:26

Nos últimos dias, a população de São Luís vem percebendo o esvaziamento da Lagoa da Jansen. Poucos sabem, mas existem duas comportas que controlam o fluxo de entrada da água do mar no local. Esta obra foi realizada entre os de 1972 e 1975, quando Haroldo Tavares foi prefeito da capital. No entanto, pouca manutenção foi feita desde essa época e por conta disso, acabou ocorrendo um colapso da estrutura que não faz mais o represamento da água, possibilitando o vazão da água.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, o Governo do Maranhão já está se mobilizando para realizar o mais rápido a obra de recuperação de uma das comportas. O titular da SINFRA informou que a laje de uma das comportas cedeu, ocasionando o escoamento da água.

A Lagoa da Jansen é na verdade uma Laguna, que por ação de aterramentos feito na década de 70, represou água de uma porção de manguezais que envolviam as áreas dos atuais bairros do Renascença, São Francisco e Ponta d´Areia.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>