Com festa popular, prefeito Eduardo Braide inicia festejos do São João: a festa do coração de São Luís

Foi ao som dos tambores, pandeirões e orquestra que a Prefeitura de São Luís deu início ao “São João de São Luís: a festa do coração”. O evento, que ocorrerá durante todo o mês de junho em diversos pontos da cidade, foi aberto na noite de quinta-feira (26), em frente à sede da Prefeitura, com a presença do prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide e de autoridades do Município. A festa reuniu milhares de pessoas que puderam sentir como serão os festejos este ano.

“O que queremos ver é o nosso São João de volta e, para isto, organizamos uma programação que vai abranger vários bairros da nossa cidade, com o São João no Bairro e o Arraial da Praça Maria Aragão, que começa dia 10 de junho e vai até o dia 30. Neste sábado, já começamos com atrações no Coroadinho, fazendo essa festa linda que encanta a todos nós”, disse o prefeito Eduardo Braide que iniciou a noite chamando um grupo de cazumbas do Boi da Santa Fé que subiram no palco. “Quero pedir licença a todas as nossas manifestações culturais para chamar um personagem da nossa cultura que eu tenho orgulho de dizer que é do nosso São João e que merece todo o nosso respeito: os cazumbas”, destacou o gestor municipal, sob os aplausos do público.

Decorada com balões e bandeirinhas gigantes, além de fitas coloridas, a fachada do Palácio La Ravardière foi uma atração a mais e serviu de cenário para fotos, encantando turistas e moradores da cidade. No local, um palco com sistemas de luz e som foi montado especialmente para o evento, dando a dimensão da grandiosidade das festas que o Município preparou para celebrar Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, este último cultuado apenas no Maranhão.

As pessoas que compareceram ao Palácio La Ravardière se divertiram ao som do tambor de crioula Arte Nossa, que abriu a noite com a batucada ancestral. A seguir, foi a vez do Boi de Santa Fé encantar os presentes com a beleza de seu batalhão, o gingado dos cazumbas e a evolução do cordão. Já o Boi de Morros animou o público com toadas e coreografias por índios, índias e vaqueiros com muito brilho. A noite foi encerrada com o Boizinho Barrica que colocou todo mundo para dançar e cantar músicas que integram o cancioneiro junino maranhense.

“Essa é a festa do coração da cidade, uma festa linda, com várias atrações voltadas pro nosso universo junino, começando com esta apresentação na porta da Prefeitura, com nossas manifestações genuínas. Este retorno agrada não só aos amantes das festas e os brincantes, mas também movimenta a cadeia produtiva, a economia da cidade, com trabalho pra muita gente e isso é muito importante porque era um segmento que estava parada”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Marco Duailibe.

Também estiveram presentes na abertura do São João de São Luís, o secretariado do Município, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Washington Oliveira e os vereadores Marlon Botão (PSB); Anderson Martins (Avante), Domingos Paz (Podemos) e Álvaro Pires (PMN).

Depois de dois anos sem festa por conta das medidas sanitárias de prevenção e combate à Covid-19, ludovicenses e turistas estavam ansiosos pela volta dos festejos. “Estou muito feliz e maravilhada porque queria muito aproveitar o São João este ano e virei, com certeza, nas outras noites”, disse a estudante e bombeira civil, Alexia Alves.

“Nossa, estou achando tudo lindo demais. Muito emocionante ver essas manifestações depois de um tempo tão complicado com a pandemia, é uma emoção ver as coisas voltando ao normal e com esse São João de vocês que me encantou”, disse Geni Santos, que é de São Paulo e está passeando na capital.

Programação

A programação junina da Prefeitura segue neste sábado (28), com o ‘São João no Bairro’ que levará para o Coroadinho, a partir das 19h, atrações como a Companhia Encantar, Cacuriá da Vila Goreth, Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro e Bumba Meu Boi Upaon-Açu. Depois, a festança segue de forma itinerante nos bairros Morada do Sol, Vila Embratel, Ilhinha, Ribeira, Estiva, Cidade Olímpica, Quebra Pote, Vila Luizão e Cohatrac, sempre aos fins de semana.

Além disso, a Prefeitura de São Luís abrirá, no dia 10 de junho, o arraial da Praça Maria Aragão, que se chamará Arraial da Cidade e se estenderá, de quarta-feira a domingo, até o dia 30 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *