Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Aeroporto de Barreirinhas pode começar a receber voos da Gol e Azul a partir de 2022

17 de agosto de 2021 : 12:09

O aeroporto de Barreirinhas, principal cidade dos Lençóis Maranhenses, deve começar a receber voos nacionais a partir de 2022, pelo menos essa é a intenção do secretário de Turismo, Catulé Júnior. Na segunda-feira (16), o Governo do Maranhão por meio do Maranhão Parcerias – MAPA e das Secretarias de Turismo (Setur), Indústria e Comércio (Seinc) e Infraestrutura (Sinfra), reuniu empresários do setor de gestão de aeroportos para apresentar a estrutura do Terminal de Passageiros de Barreirinhas, que está com obras em estágio final, além de lançar o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, instrumento por meio do qual interessados apresentarão propostas para modelagem de concessão do aeroporto.

O aeroporto de Barreirinhas teve seu terminal de passageiros concluído pela Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Governo está montando o mobiliário e cercando a área da pista de pouso, que deve ser concluído até o fim de 2021.

O Terminal de Passageiros dispõe de espaço para embarque, desembarque, banheiros no primeiro e segundo pavimento, incluindo instalações próprias para pessoas com deficiência física, saguão, área de exposição, lojas e um anexo para área administrativa.

A capacidade é de pouso e decolagem para aeronaves do modelo A319 com até 120 passageiros. Já o terminal terá capacidade para atender 300 pessoas por dia.

Segundo o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior, três empresas áereas – Gol, Voepass e Azul – já manifestaram interesse em operar rotas para Barreirinhas. A primeira seria São Paulo – Barreirinhas e uma segunda que englobaria Fortaleza, Parnaíba (PI) e São Luís.

Para Catulé Júnior o aeroporto é fundamental para o estímulo e fomento do turismo na região. “A cidade, que faz parte do polo turístico Lençóis Maranhenses, tem recebido intenso fluxo de visitantes nos últimos anos. Com as obras na região como reurbanização da cidade e melhoria da infraestrutura turística, temos certeza que vamos receber ainda melhor os turistas e desenvolver a economia local”, pontuou o secretário.

Atualmente as empresas aéreas tem o incentivo de pagar apenas 7% de ICMS sobre o valor do querosene, se utilizarem os aeroportos de São Luís e Imperatriz, a medida visa atrair mais passageiros para o estado.

Por conta dessa medida, a Gol abriu novas linhas como SLZ – Salvador e a partir de setembro, a empresa VOE ITA (Itapemirim), inicia as operações de cinco rotas, dentre elas São Luís – Rio de Janeiro de forma direta.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>