Roberto Rocha e mais 12 medalhões vão precisar ser testados nas urnas para garantir permanência no Senado

Com a iminência do fim do mandato de 27 senadores, muitos medalhões terão que ir as urnas mais uma vez com o intuito de manterem as suas cadeiras na casa mais importante do parlamento brasileiro. Dentre eles, está o senador Roberto Rocha (PSDB), que terá que vencer a disputa, caso contrário ficará sem o mandato, assim como os demais.

Dentre os medalhões que devem ser testados nas urnas estão o ex-presidente da República, Fernando Collor (PROS-AC); o ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); o ex-governador do Ceará, Tasso Jereissatti (PSDB-CE); o ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSD-MG); o ex-governador do Paraná, Álvaro Dias (Podemos-PR); o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP); a ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PP-TO) e o ex-jogador campeão mundial Romário (PL-RJ).

Além dos citados existem outros que exercem funções de protagonistas no Senado como Omar Aziz (PSD-AM), Simone Tebet (MDB-MS) e também o José Reguffe (Podemos-DF), que vão precisar renovar os seus mandatos, caso queiram exercer a função de senador.

A eleição de 2022 também pode marcar novos recordes de mandatos no Senado Federal, uma vez que se Álvaro Dias for reeleito, ele chegará ao quinto mandato de senador, feito este alcançado apenas por Ruy Barbosa entre 1890 e 1915 e José Sarney entre 1970 e 2006. Outra que entraria na lista de senadores com mais mandatos seria Maria do Carmos Alves do DEM-SE, ela está no mandato desde 1999 e alcançaria a quarta recondução consecutiva aos 81 anos.

APOSENTADORIA

Apesar da possibilidade de renovação de mandatos dos senadores, alguns não devem disputar a reeleição, um deles é José Serra que chegará aos 80 anos próximo ano e com acúmulo de problemas de saúde, ele deve optar pela aposentadoria, assim como Maria do Carmo que terá 81 anos.

DISPUTAS

Em alguns estados, os senadores devem encarar duras disputas e podem optar por concorrer a outro cargo é o caso do Maranhão, que Roberto Rocha não deve encarar Flávio Dino na disputa do Senado, e deve preferir a disputar o cargo de governador.

Veja a lista completa dos senadores que encerram mandatos em 2023:

Fernando Collor – PROS – AL

Omar Aziz – PSD – AM

Davi Alcolumbre – DEM – AP

Tasso Jereissati – PSDB – CE

José Reguffe – Podemos – DF

Antonio Anastasia – PSD – MG

Simone Tebet – MDB – MS

Fernando Bezerra Coelho – MDB – PE

Álvaro Dias – Podemos – PR

Romário – PL – RJ

José Serra – PSDB – SP

Kátia Abreu – PP –  TO

Dário Berger – MDB – SC

Laisier Martins – Podemos – RS

Telmário Mota – PROS – RR

Acir Gurgacz – PDT – RO

Jean Paul Prates – PT – RN

Élmano Ferrer – PP – PI

Nilda Gondim – MDB – PB

Paulo Rocha – PT – PA

Wellington Fagundes – PL – MT

Luiz do Carmo – MDB – GO

Rose Freitas – MDB – ES

Otto Alencar – PSD – BA

Mailza Gomes – PP – AC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *