“O governo Flávio Dino começou a definhar”, afirma César Pires

O deputado César Pires (PV) apontou o descontentamento da classe política com a forma ditatorial com que o governador Flávio Dino trata seus aliados aos referir-se a fatos ocorridos durante e após a campanha eleitoral em São Luís. Para o parlamentar, o governo foi afrontado por senador, deputados e líderes partidários, e começa a definhar porque Flávio Dino trata a todos com arrogância e prepotência.

Citando uma carta de Marquês de Pombal ao então governador Joaquim de Póvoas sobre o povo do Maranhão, incluída no livro “Conselho aos Governantes”, César Pires disse que “quando todos pensam igual, é sinal de que ninguém está pensando”. E acrescentou que o governador Flávio Dino não aceita que ninguém pense diferente dele, por isso tentou impor aos seus aliados o seu candidato a prefeito de São Luís, no segundo turno das eleições.

Para César Pires, a carta de Marquês de Pombal é bastante atual e o governador deveria ouvir o que ele disse no “Conselho aos Governantes”: “O povo que vais governar é obediente, é fiel ao rei, aos seus generais e ministros como esta circunstância. É certo que há de amar um general prudente, afável, modesto e civil. Engana-se quem entende que o temor com que se faz obedecer é mais conveniente do que a benignidade com que se faz amar, pois a razão natural ensina que a obediência forçada é violenta, e a voluntária segura”.

César Pires elogiou a resistência do senador Weverton Rocha, dos deputados Othelino Neto, Neto Evangelista, Glabert Cutrim, Gil Cutrim, Juscelino Filho e Pedro Lucas, que não seguiram a orientação do Palácio dos Leões no segundo turno em São Luís, mostrando a derrocada do governador. Assim como o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que resistiu a todas as pressões palacianas. “Eles tiveram a coragem de dizer ao governador que têm o direito de fazer suas próprias escolhas, e devem servir de exemplo para todos nós da Assembleia Legislativa: temos que dar um basta na forma ditatorial com que Flávio Dino trata esta Casa”, conclamou ele.

O deputado concluiu seu discurso enfatizando que não há história nem biografia dos covardes, por isso exalta os líderes que foram ao Palácio dos Leões dizer não às ordens do governador, abrindo caminho para que outros tomem a mesma decisão.

Por último, César Pires acrescentou que Flávio Dino nunca alcançará o nível de aculturamento, de comportamento e de relações do ex-presidente José Sarney, a quem o governador tanto critica. “Flávio Dino não escuta conselho de ninguém: é um déspota, arrogante e prepotente, que por tudo isso já está vendo seu governo definhar”, finalizou.

1 thought on ““O governo Flávio Dino começou a definhar”, afirma César Pires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *