CAAMA lança rede de apoio a advogadas maranhenses vítimas de violência doméstica

Amparo e acolhimento são os objetivos do mais novo projeto criado pela Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão. O CAAMA ACOLHER irá garantir assistência às mulheres advogadas vítimas de violência doméstica.

O projeto é lançado para ajudar a combater uma triste realidade que atinge todas as classes sociais e profissionais. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, cerca de 1,3 milhões de mulheres são agredidas, por ano, no Brasil. Pelos dados da ONU, 7 em cada 10 mulheres já sofreram algum tipo de violência alguma vez na vida.

“Com o isolamento social, houve um aumento absurdo dos números de casos de violência doméstica contra mulheres. Entre elas, estão também as colegas advogadas, que em posição de vulnerabilidade necessitam de suporte financeiro, jurídico e psicológico. Por meio do projeto vamos ampará-las e ajudá-las a sair do ciclo de medo e violência, para que possam retornar fortes ao convívio social e ao exercício da profissão”, destaca a vice-presidente da CAAMA, Cristiane Ribeiro.

Para atender as advogadas será montada uma rede de apoio responsável por oferecer assistência psicológica e orientação jurídica às profissionais inscritas na Seccional Maranhão, vítimas de violência doméstica. Além disso, será garantida às advogadas hospedagem pelo período de até 10 dias em local seguro e sigiloso, caso necessário.

Diego Sá, presidente da CAAMA, explica que o projeto é de suma importância para que a advogada, vítima de violência, tenha amparo e acolhimento. “As advogadas que sofrem violência no âmbito familiar sofrem prejuízos social e psicológico. Elas merecem e precisam contar com o apoio da sua instituição assistencial e nós, da CAAMA, estaremos juntos com elas”, finaliza o presidente.

Para a concessão dos benefícios do CAAMA Acolher, a requerente deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Estar regularmente inscrita na OAB Seccional Maranhão e adimplente com suas anuidades até o exercício da solicitação do benefício;
  • Apresentar situação de vulnerabilidade comprovada por meio de Boletim de Ocorrência emitido por autoridade policial ou decisão judicial que conceda medida protetiva nos termos da Lei 11.340/2006.

A solicitação do auxílio deverá ser encaminhada para [email protected], anexada à documentação necessária para análise. O email deve ser direcionado ao Presidente da CAAMA, contendo o nome completo da requerente, cópia da carteira OAB, comprovante de pagamento da anuidade vigente e telefone para contato. Todo este processo será mantido em sigilo!

Para mais informações, consulte a resolução do benefício CAAMA ACOLHER. (clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *