Duarte assina carta-compromisso com mais de 30 propostas para a população preta e demais segmentos sociais

Nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o candidato a prefeito de São Luís Duarte (Republicanos) assinou carta-compromisso com mais de 30 propostas para a população preta, fomentadores de cultura, profissionais da psicologia, do esporte amador e moradores da periferia e demais segmentos, na área da saúde, educação, desenvolvimento e cultura.

Entre as propostas estão a criação de um projeto de capacitação para mulheres pretas, mães solteiras e chefes de família, a fim de sanar a desigualdade racial e de gênero no mercado de trabalho. Implantar também o programa de Saúde Integral da População LGBT, respeitando as necessidades e especificidades dessa comunidade. Além disso, reativar o Circo da Cidade para a área cultural, visando a comunidade, assim como capacitar e regularizar o profissional guia intérprete de Libras.

“Esse documento prova que o candidato está disposto a gerenciar a cidade com participação conjunta, a dialogar e a aprender com nossas vivências. Como eu disse, para além do voto, só para evitar o bolsonarismo, é preciso assegurar que o futuro prefeito esteja do nosso lado”, afirmou a artista maranhense Enme Paixão.

Outras iniciativas serão a criação de espaços de economia criativa com o objetivo de movimentar a produção artística, cultural, econômica por meio dos negócios e gerar renda para empreendedores das comunidades negras; criação de espaços de diálogo e reflexões sobre a identidade negra; dar visibilidade à população negra e fomentar o empreendedorismo negro no Brasil; ampliação da Feira Afro-Ludovicense; formação e qualificação profissional para empreendedores negros; facilitação da aquisição e acesso às obras de história e literatura africanas e afro-brasileiras aos alunos da rede pública municipal.

“Afirmar este compromisso é dar prosseguimento às ações que já venho realizando, bem como reforçar a luta por uma sociedade igualitária em direitos, promovendo empreendedorismo, cultura, educação e saúde para todos”, destacou Duarte.

Compromisso
No último dia 11 de novembro, o candidato a prefeito de São Luís Duarte (Republicanos) assinou carta de compromisso em defesa da igualdade racial e no combate ao racismo. O compromisso foi lançado pelo Observatório das Cotas Raciais, mantido pela Defensoria Pública da União (Defensor Regional de Direitos Humanos), Defensoria Pública do Estado do Maranhão (Núcleo de Direitos Humanos) e Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (Comissão Nacional da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil). A proposta visa desenvolver políticas de igualdade racial na esfera da municipalidade, inclusive por meio da criação de órgão(s) especializado(s) na pauta; combater qualquer modalidade de racismo institucional envolvendo a esfera pública municipal; e garantir, com transparência, incentivo e publicidade, o respeito a políticas de cotas raciais em concursos e processos seletivos públicos na seara municipal.

Homenagem ao movimento negro
Em dezembro de 2019, por solicitação do deputado estadual Duarte, a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) concedeu título de Cidadã Maranhense à professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Kátia Evangelista Régis, natural de Santo André (SP). A homenagem foi pelo pioneirismo do trabalho da educadora no estado, em prol do movimento negro.

“É uma justa homenagem, nesse momento que se faz necessário reafirmar as garantias sociais e os direitos fundamentais que estão previstos na Constituição Federal. A professora Kátia desempenha há mais de dez anos um excelente trabalho na Ufma, garantindo o empoderamento, os direitos das pessoas negras e a preservação das culturas africanas, muito importante para nosso estado”, disse Duarte há quase um ano durante sessão solene.

1 thought on “Duarte assina carta-compromisso com mais de 30 propostas para a população preta e demais segmentos sociais

  1. Sou preto e não acredito nessa balela.
    Amigos,
    Tenham cuidado com as armações do grupo de Flávio Dino contra EDUARDO BRAIDE.
    Elegemos por 02 vezes o Edivaldo Holanda Júnior e os atuais vereadores e vocês viram no que deu.
    Somente agora, no final da sua gestão Edivaldo Holanda Júnior começou algo que ele não vai finalizar.
    Inúmeras obras que ficarão para o próximo prefeito.
    Vamos eleger EDUARDO BRAIDE que não tem o “rabo preso” com o atual governo estadual.
    A tão falada parceria entre governo estadual e municipal não existe e nunca existiu.
    Não caiam nessa conversa.
    Não somos “bois” para ser tocado por qualquer um desses políticos incompetentes.
    Trabalhador não teve aumento nesse governo.
    Governo não gerou empregos.
    Governo aumentou os impostos.
    Pagamos as maiores contas de água, gás e luz.
    Se vocês não estão satisfeitos com a atual situação, votem em EDUARDO BRAIDE para PREFEITO DE SÃO LUÍS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *