Ministro assegura a Edilázio energia elétrica em povoados dos Lençóis Maranhenses

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assegurou ao deputado federal Edilázio Júnior (PSD) a instalação em breve do Sistema Isolado de Geração Fotovoltaica (SIGF) para comunidades existentes dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que ainda não dispõem de energia elétrica.

A instalação será feita pela Equatorial Energia, concessionária de distribuição de energia elétrica no Maranhão.

Em abril de 2019, na ocasião do Feriado da Semana Santa, Edilázio recebeu Ricardo Salles no Maranhão e cumpriu extensa agenda. Dentre dos compromissos, o parlamentar acompanhou o ministro numa visita técnica aos Lençóis e percorreu os municípios de Santo Amaro e Barreirinhas.

Naquela oportunidade, ele solicitou a instalação de energia elétrica para povoados e comunidades que estão dentro da área do Parque Nacional dos Lençóis, o que vai promover maior qualidade de vida às famílias nativas da região.

Inicialmente, os povoados que serão beneficiados com a instalação do sistema, são: Lavada, Baixa Grande, Queimada dos Britos, Vargem D’Água e Ponta Verde.

O ministro atendeu às solicitações de Edilázio e determinou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma análise técnica para a instalação do sistema de geração fotovoltaica.

Dois documentos do Ibama foram elaborados no mês de setembro e divulgados somente agora, atestando a viabilidade do projeto com dispensa de licenciamento ambiental, uma vez que os impactos insignificantes. Caberá agora ao ICMBio dar prosseguimento com as autorizações.

“O ministro assegurou a instalação em breve da energia elétrica em alguns povoados de Barreirinhas, por exemplo, o que vai elevar a qualidade de vida daquelas pessoas. Foi um pedido nosso logo no início do mandato do presidente Jair Bolsonaro e que agora deve se concretizar. Dever cumprido”, disse Edilázio.

O prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, destacou o trabalho em parceria com Edilázio. “É uma luta que estamos travando há alguns anos, um sonho que agora se torna realidade. O deputado fez um trabalho intenso junto ao ministro e por aqui eu fui fazendo a minha parte. É um avanço e vai beneficiar muitas famílias”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *