Setembro Amarelo: A importância de conversar sobre saúde mental

No mundo inteiro, durante todo o mês de setembro, são realizadas diversas mobilizações focadas na conscientização e prevenção ao suicídio. Um problema global que pode ser evitado em 90% dos casos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil o suicídio já é a quarta causa mais comum da morte de jovens, sendo que, a cada 45 minutos, 1 brasileiro retira sua própria vida e a cada 40 segundos 1 pessoa comete o mesmo ato no mundo. Segundo Ana Carla Pestana, psicóloga da Clínica CLINAPE (conveniada CAAMA), dados como estes servem como ponto de partida para debates sobre um ato essencial a todos: a valorização da vida.

“Em nosso país, todo ano,  são registrados cerca de 12 mil casos de suicídio e no mundo todo são cerca de 1 milhã. E a gente precisa prestar atenção e falar sobre eles. Conscientizar a sociedade de que se trata de algo muito sério, daí a necessidade de falar sobre a valorização da vida”, enfatiza.

A campanha “Setembro Amarelo” foi criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Com a ideia de levantar debates sobre o assunto, para que assim, todos entendam também quais motivos levam uma pessoa a cometer este ato, o mês trás a discussão à tona sem tabus. “As causas do suicídio são relacionadas à transtornos mentais. Sendo em primeiro lugar, a depressão, em segundo, o transtorno bipolar e em terceiro, o uso abusivo de substâncias”, explica a psicóloga, pontuando ainda sobre a importância de uma boa saúde mental.

Segundo Ana, o preconceito e a falta de informação são os principais agravantes do problema. As formas de auxílio para quem está passando por um momento difícil são baseadas em acolhimento. “Pessoas que sofrem de qualquer tipo de transtornos mentais precisam de acolhimento, de estar inseridas na sociedade de uma forma bem natural. Não sofrendo julgamentos e opressões que são causados, muitas vezes, por falta de conhecimento e falta de orientação. Por isso que enfatizamos a empatia, o amor e o cuidado uns com os outros”, esclarece.

Falando de saúde mental, é fundamental destacar que, em momentos difíceis, conversar é a melhor opção, e com a ajuda de um profissional, este processo torna-se ainda mais fácil. Por isso, a CAAMA disponibiliza vários convênios com psicólogos prontos para atender e auxiliar todos os advogados e seus familiares.

Confira:

Clínica de Atendimento Psicológico e Especialidades – CLINAPE

Desconto de 20% em todos os atendimentos

Av. Coronel Colares Moreira, nº 03 – Ed. Business Center, sala 131 – Renascença II

Telefones: (98) 3302-6974 / 98820-2609 / 98194-0700

Priorizze Psicologia Especializada

Primeira sessão: R$ 200,00 e as restantes R$ 150,00

Av. Colares Moreira – Ed. Office Tower, sala 532, 5º andar – Renascença

Telefones: (98) 98831-9600 / 98115-8333 / 98141-4608

www.priorizze.com.br / [email protected]

Zélia Maria de Freitas Torres – Psicóloga e Especialista em Gerontologia

Desconto de 15%

Av. Colares Moreira – Ed. São Luís Multiempresarial, lote 10, quadra 23, sala 610 – Renascença II,

Telefone: (98) 98123-3553

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *