Prefeito Edivaldo vistoria avanço das obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno

Na manhã do domingo (30), o prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou o avanço das obras de reforma do conjunto formado pela Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno. Executadas pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estas ações ampliam o maior conjunto de investimentos já realizado na região central de São Luís. Com diversas etapas já concluídas, a obra faz parte do conjunto de entregas e inaugurações que serão feitas até o fim deste ano para marcar os 408 anos de São Luís. Os serviços estão avançando conforme o cronograma, estando em execução, no momento, a recuperação do piso original das ruas do Egito, do Sol e entorno. O ritmo de trabalho é intenso mesmo nos finais de semana.

“Tenho acompanhado de perto todas as obras que estamos executando por meio do programa São Luís em Obras. Aqui no Centro estamos avançando com a reforma completa da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno, espaços históricos da nossa cidade que estavam em situação precária e que após as obras serão devolvidos à população totalmente recuperados. Os espaços estão ganhando um novo projeto paisagístico, com nova iluminação, mobiliário urbano, recuperação de monumentos históricos e muito mais. Seguimos com diversas outras obras importantes na região central, como as praças da Saudade, da Misericórdia e Fonte do Bispo, recuperando nosso patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que avançamos com melhorias de infraestrutura por toda a cidade, desde a zona rural até o Centro”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Acompanharam o prefeito Edivaldo durante a vistoria a primeira-dama, Camila Holanda; o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; e o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho.

As equipes da Prefeitura avançam na recuperação do antigo piso das ruas do Sol, do Egito e do entorno da praça e largo. A camada asfáltica que cobria as vias nas últimas décadas está sendo removida. Sob ela ainda está o antigo piso de paralelepípedo, que está sendo recuperado. Nos trechos onde não é possível fazer o reparo o pavimento está sendo refeito. Também está sendo feita a recuperação das calçadas.

Todo este trabalho tem como objetivo recuperar as características originais do sítio histórico. Mesmo com as obras ainda em andamento já é possível perceber a transformação dos espaços que em nada mais lembram o estado de degradação em que se encontravam.

Para o superintendente do Iphan, Maurício Itapary, trata-se de obra de grande importância por recuperar um dos logradouros mais antigos da cidade. “O projeto elaborado pelo Iphan e que está sendo executado pela Prefeitura vai devolver para este espaço as suas feições arquitetônicas e urbanísticas originais. Isso é muito importante para a preservação da história da cidade”, disse.

REQUALIFICAÇÃO

De acordo com o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, a maior parte das obras já foram concluídas. “Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo estamos avançando com bastante rapidez na reforma da Praça João Lisboa e Largo do Carmo para entregar um espaço totalmente requalificado para a população, respeitando a história do local e com toda a estrutura necessária para ser uma área de lazer e convivência no Centro de São Luís. Estamos já nas fases finais dos serviços, que é a recuperação de todo o calçamento, iluminação e paisagismo”, afirmou.

Com mais de 12 mil metros quadrados, a área que compreende Praça João Lisboa, Largo do Carmo e Rua de Nazaré é uma as regiões mais antigas da cidade e foi palco de importantes eventos da história de São Luís. Toda a área está passando por reforma estrutural. Já foram concluídas toda a parte da rede elétrica, hidráulica e as galerias para escoamento da água das chuvas. Também já foram instaladas parte das novas luminárias, lixeiras e bancos. O conjunto também está ganhando nova sinalização turística e placas contando a história do espaço e dos monumentos que o compõem. Após a conclusão da recuperação do piso do entorno será executado o projeto paisagístico e de arborização.

Uma das últimas fases será a recolocação dos monumentos históricos que foram totalmente restaurados. O tradicional relógio e o busto do Frei Capuchinho Carlos Olearo foram retirados e serão recolocados quando os serviços forem concluídos. A estátua de João Lisboa foi restaurada no próprio local e já é possível ver a diferença entre o estado da estátua antes da restauração e o resultado deste trabalho. A antiga coloração escura decorrente da ação do tempo deu lugar à cor original do cobre do qual é feito o monumento.

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO

A recuperação da região central de São Luís é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. O início de agosto, a Praça da Bíblia foi reinaugurada após passar por ampla reforma. No dia 22, abrindo as comemorações pelos 408 anos de São Luís, foi reinaugurado o Parque do Bom Menino. No próximo sábado (5), também como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, será reinaugurado o Estádio Municipal Nhozinho Santos.

Além conjunto formado pela Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno estão em obras o Mercado das Tulhas, também em parceria com o Iphan, e as praças da Misericórdia e da Saudade, e a Fonte do Bispo, que está sendo totalmente urbanizada. Todas estas obras serão entregues até o fim do ano, marcando os 408 anos de São Luís como um ano de grandes obras entregues à cidade.

Entre as obras realizadas pelo Instituto em parceria com a Prefeitura e já entregues destaque para as praças Deodoro, Panteon, Pedro II e Rua Grande. Também já passaram por reforma a Praça da Alegria, Praça dos Pescadores (no Portinho) Fonte das Pedras e Fonte do Ribeirão Por meio de parceria com a Vale, o Iphan e a Prefeitura de São Luís está sendo implantada uma nova praça no Centro, a Praça das Mercês.

1 thought on “Prefeito Edivaldo vistoria avanço das obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno

  1. Meu amigo,
    Ajude o nosso bairro do Turu.
    Sou morador do Loteamento Novo Turu, ruas próximas ao Motel Afrodite e Boate Zero Um.
    As nossas ruas nunca foram asfaltadas. Esgoto correndo a céu aberto, terrenos sem muros e calçadas, mato, lixo dentro dos terrenos baldios, etc.
    Edivaldo Holanda e os atuais vereadores nunca vieram fazer nada aqui
    São ruas totalmente desprovidas de ações do poder público municipal e estadual.
    Essa tão falada parceria entre o governo estadual e municipal nunca existiu aqui pra nós.
    Nos ajude, Braide.
    Você não vai se arrepender.
    Não iremos votar em nenhum desses vereadores ridículos de São Luís.
    Somos oposição ao atual governo, pelo descaso que vocês proporcionaram ao nosso bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *