Duarte Jr garante 1ª ciclofaixa turística em São Luís

O deputado estadual Duarte Jr (Republicanos), após apresentar a indicação nº 803/2020 à Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT), conseguiu a implantação de uma ciclofaixa. Trata-se de uma solicitação feita pelo grupo de ciclismo Pedal Bike Clube, iniciativa que também beneficia demais ciclistas da capital, sejam profissionais ou amadores.

A criação da ciclofaixa exclusiva de esporte e lazer, que não tem qualquer custo adicional à Prefeitura, compreende um trecho parcialmente interditado para veículos motorizados, um percurso de 8,2 km que liga a Av. Litorânea até o Centro Histórico, aos domingos e feriados, das 6h às 10h.

“Quero agradecer primeiramente a Duarte Jr, que foi bastante empenhado nessa causa que a gente vem, através do Clube Pedal Bike, há muito tempo, tentando conseguir estruturas e melhorias pro ciclista da cidade de São Luís, como um todo. A gente convidou o Duarte Jr pra ouvir a nossa demanda, o que que a gente precisa pra ter estrutura pra pedalar. De imediato, ele nos ouviu, pegou o problema pra ele e resolveu. E hoje a gente está aqui, inclusive, bastante emocionado. A gente quer agradecer também o apoio e empenho da SMTT e da Equatorial”, disse o presidente do Pedal Bike Clube”, Denes Veloso.

“A ciclofaixa é uma porta de entrada para aqueles que querem realizar a prática do ciclismo e é tão importante pra fomentar o uso da bike como também pra dar a segurança para aqueles que têm medo de pedalar nas ruas. Pra mim é um marco histórico na nossa cidade”, comenta a ciclista e engenheira ambiental Monalisa Santos.

A reivindicação surgiu a partir das dificuldades existentes nas vias da capital, onde a falta de estrutura e sinalização, bem como os riscos de acidentes, inibe a locomoção de usuários de bicicletas. De acordo com o parlamentar, a ideia já é realidade em Recife e Fortaleza, por exemplo, e começou também dessa forma, com ciclofaixas com extensão limitada. Hoje, a medida está ampliada nas cidades.

Para a efetivação, Duarte contou ainda com a parceria da Equatorial Energia, para que mil cones fossem colocados na extensão de todo o percurso, a fim de facilitar a sinalização e delimitar os espaços da via. Agentes de trânsito também estarão no local para orientar e garantir a segurança de condutores, ciclistas e pedestres.

“Fico feliz por conseguirmos resolver mais uma demanda que nos foi solicitada. A turma do Pedal Bike me procurou e abracei essa causa. É verdade que ainda estamos distantes do ideal, mas já é um passo importante poder garantir pelo menos um espaço em via pública para a prática do ciclismo com segurança em São Luís. Agradeço imensamente à Prefeitura de São Luís, ao secretário Israel Pethros, da SMTT; aos agentes de trânsito, pela sensibilidade em atender o nosso pedido. Também ao grupo Pedal Bike, por idealizar esse importante projeto; e à Equatorial, pela doação de mil cones. Juntos, somos mais fortes, garantimos resultados e resgatamos o amor pela nossa ilha”, pontua Duarte Jr.

Próximos passos

O parlamentar realizará novas reuniões e lives com ciclistas para ampliar a iniciativa. A ideia é que São Luís seja toda interligada por ciclofaixas e ciclovias, já que muitas pessoas utilizam bicicleta como meio de transporte diário. “Queremos que essa iniciativa possa garantir não somente esporte e lazer, mas também mobilidade urbana”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *