Márcio Jerry assume a missão de eleger o terceiro prefeito

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), assumiu na terça-feira (21), de forma oficial a missão de ser o coordenador da campanha de Rubens Pereira Júnior (PCdoB). A entrada do comunista traz um simbolismo especial: o carimbo de Flávio Dino. No entanto, a ação de Márcio Jerry não será as das mais fáceis. Para sair vitorioso será necessário um esforço hercúleo, porém o jornalista já tem um bom histórico, coordenou campanhas vitoriosas de Jomar Fernandes em 2000 em Imperatriz e Edivaldo Holanda Júnior em 2012, assim como as duas vitórias de Flávio Dino em 2014 e 2018.

É fato que Márcio Jerry tem forte rejeição por alguns segmentos da classe política, inclusive acumulando desafetos. Mas é impossível negar seus sucessos, vitórias e a sua eficiência política. Desde 2012, Márcio Jerry não perde uma eleição: foram duas vitórias para prefeito de São Luís e duas para governador, além da sua própria eleição para deputado federal em 2018.

Apesar das estatísticas não demonstrarem um cenário favorável para Rubens Júnior, uma vez que não se tem histórico algum que o pré-candidato que partiu de 1% saiu vitorioso nas urnas. Casos recentes mostram uma clara evolução, mas sem êxito final. Clodomir Paz partiu de 1% em 2008, chegou ao final com 9% com o apoio do prefeito Tadeu Palácio; em 2012, Washington Luiz saiu de 1% e chegou a 11% com apoio da governadora Roseana Sarney; já em 2016, Eduardo Braide partiu de 3% e chegou aos 21%, único que foi ao segundo turno, sem padrinhos políticos envolvidos.

Em 2012, quando Márcio Jerry levou Edivaldo Holanda Júnior ao segundo turno, o candidato iniciou a disputa com dois dígitos, o que deve ser improvável em relação a Rubens, mas será mais um desafio do deputado federal.

Caso obtenha sucesso, Márcio Jerry já entra em outro patamar eleitoral e pode até se credenciar para uma disputa majoritária em 2022, talvez compondo chapa com Carlos Brandão ou até mesmo querendo entrar como cabeça de chapa para governador ou senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *