Maranhão fecha a primeira semana de junho com o menor número de mortes por covid-19 desde abril

O relatório divulgado pela Secretaria estadual de Saúde apontou que a semana que compreende os dias 31 de maio e 6 de junho, ou seja, a primeira semana do mês joanino, teve o menor registro de mortes no Maranhão pela covid-19. O boletim da SES aponta um total de 81 mortes. Levando em conta a última semana de maio, o resultado é 50% menor, assim como também é o melhor resultado desde abril.

Um levantamento feito pelo Blog Diego Emir mostra que desde a semana do dia 26 de abril a 2 de maio, o número de mortos contabilizados pela covid-19 é superior a 100. Os piores dias desde então foram 13 de maio e 19 de maio, quando ocorreram 41 mortes em cada dia.

Ainda é cedo para afirmar que a primeira semana de junho aponta para um cenário de queda do número de mortes por covid-19 no Maranhão, uma vez que os números podem sofrer alterações por até 15 dias após a constatação do óbito, uma vez que ainda existe a demora na entrega do resultado de exames.

Porém, os números trazem um cenário alentador a principio:

26 de abril a 12 de maio – 133 mortes 

3 de maio a 9 de maio – 163 mortes

10 a 16 de maio – 188 mortes

17 a 23 de maio – 198 mortes

24 a 30 de maio – 155 mortes

31 de maio a 6 de junho – 81 mortes

É necessário frisar que o maior volume de mortes foram registrados durante o período de lockdown, mas não em razão da medida, mas sim da não tomada dela de forma antecipada, afinal o processo de incubação e apresentação dos primeiros sintomas leva de 7 a 14 dias, ou seja, os efeitos do lockdown que ocorreu entre 5 e 17 de maio, já estão sendo sentido a partir do dia 24 de maio em diante, não à toa, o número de mortes já reduziu na semana de 24 a 30 de maio.

Outro fato equivocado que é divulgado erroneamente é do número de mortes em 24 horas. Novas 31 mortes foram contabilizadas no novo boletim da SES, porém ocorreu uma no dia 6 de junho, as outras 30 ocorreram em dias distintos que pode variar até 15 dias.

Ainda é cedo para afirmar que o Maranhão já entrou na fase do fim do novo coronavírus, mas os números trazem um certo otimismo.

O Blog Diego Emir lamenta cada vida perdida, afinal não são apenas números. São pessoas com nome, sobrenome e família que deixam um vazio e muito tristeza.

2 thoughts on “Maranhão fecha a primeira semana de junho com o menor número de mortes por covid-19 desde abril

  1. Como pode ter diminuido ? se não se tem o número de testagens ? então explica essses novos casos 440 e 12 mortes na região metropolitana ? quanta puxação de saco diego emir virou blogueiro aliado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *