A equivocada interpretação dos números de mortes por covid-19 no Maranhão

A divulgação dos números da covid-19 no Maranhão e no Brasil vem causando distintas interpretações da atual situação do enfrentamento da doença. O que acaba levando para uma avaliação equivocada, mas isso deve-se também ao fato dos resultados para positivo do novo coronavírus demorarem a ser divulgados. Diante desse cenário, algumas mortes são contabilizadas com 15 dias de atraso.

Isso fica evidente nos próprios gráficos divulgados pela Secretaria estadual de Saúde do Maranhão.

De acordo com o relatório da SES, novas 38 mortes foram contabilizadas no boletim do dia 7 de junho, porém nesse dia, foram registradas 4 óbitos, os outros 34 referem-se a dias anteriores.

Dessa forma fica claro que nas últimas 24 horas morreram 4 pessoas, mas 38 foram registradas.

Um exemplo claro disso é o boletim dos dias 6 e 7 de junho. O relatório da SES apontava que no dia 6 de junho, tinham sido registradas 1 morte nas últimas 24 horas, 11 no dia 5 de junho e 10 no dia 4 de junho. Já no dia 7 de junho, as mortes dos dias anteriores aumentaram para 5 no dia 6 de junho, 17 no dia 5 de junho e 13 no dia 4 de junho.

Infelizmente por essa divulgação tardia no número de mortos e diagnósticos vai fazendo com que cause uma impressão de aumento do número de mortes da covid-19 no Maranhão.

 

1 thought on “A equivocada interpretação dos números de mortes por covid-19 no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *