INCOERÊNCIA? Irmanados em São Luís, PCdoB dispara ataques contra Progressistas de Fufuca

Apesar de confirmada aliança entre PCdoB e Progressistas para a disputa eleitoral de São Luís, que inclusive tem a promessa de indicação de Rafael Fufuca, irmão do deputado federal André Fufuca, para ser vice-prefeito de Rubens Pereira Júnior, os comunistas dispararam ataques contra o presidente nacional dos Progressistas, senador Ciro Nogueira, neste sábado (20).

No site do PCdoB, o Vermelho.Org, classifica Ciro Nogueira como praticante de atos de “sujeira” na política brasileira e até o colocam como responsável por um golpe parlamentar para tentar adiar a eleição para 2022.

Seria uma incoerência por parte dos comunistas em São Luís, que aliaram-se com os Progressistas? Como vai reagir, Ciro Nogueira diante do ataque do PCdoB? E André Fufuca concorda com tal ataque do PCdoB?

Até o presente momento, o PCdoB tem o apoio dos Progressistas, DC e do Cidadania para a disputa em São Luís. Mas os comunistas ainda tem também o apoio do PT.

Confira na íntegra o texto do Vermelho:

Um dos principais articuladores do chamado Centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) está buscando apoio para um golpe parlamentar. Emenda de sua autoria propõe adiar as eleições municipais deste ano para 2022 – o que prorrogaria por mais dois anos os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

A manobra contraria o calendário negociado entre a cúpula do Congresso e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), quer pôr em votação, na próxima terça-feira (23), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que transfere as eleições 2020 de outubro para novembro e dezembro.

Para disfarçar a sujeira, Ciro tenta dar uma feição “humanitária” à sua tramoia. “A iniciativa mais segura seria, sem dúvida, o adiamento das eleições por dois anos. Isso permitiria também que o valor a ser gasto no pleito fosse destinado para o setor de saúde”, dissimula o senador.

Ciro e o Centrão querem aproveitar a pandemia de Covid-19 para unificar o calendário eleitoral. Sua emenda, porém, não deve ser aceita pelo relator da PEC, senador Weverton Rocha (PDT-MA), que já se posicionou contra o prolongamento dos mandatos. Por isso, Ciro precisa do apoio de outras bancadas para derrubar o texto principal na votação dos destaques, quando os parlamentares apreciam separadamente emendas que mudam artigos específicos da proposta.

Além disso, Nogueira deverá apresentar outras duas emendas. A primeira para estender o horário de votação nas eleições, que passaria a ser das 7 às 20 horas – hoje, a votação é entre 8 e 17 horas. No novo cenário, as três primeiras horas seriam reservadas para idosos ou pessoas “cuja condição de saúde possa agravar a evolução da covid-19”.

Outra emenda do senador estabelece que o voto será facultativo, não apenas para as pessoas maiores de 60 anos, como já ocorre, conforme definição do TSE. O Centrão quer que eleitores da faixa de risco para o coronavírus também sejam desobrigados de votar. Pode ser atalho para ser um ataque ainda maior: que o voto deixe, aos poucos, de ser obrigatório no País.

1 thought on “INCOERÊNCIA? Irmanados em São Luís, PCdoB dispara ataques contra Progressistas de Fufuca

  1. Alguns políticos novos no Maranhão trazem de berço a mentalidade das capitanias hereditárias ou o tempo dos coronéis,onde diziam e queriam que fosse do seu jeito. Na politica ainda perdura o pai,o filho,a indicação do irmão ,só porque é advogado ou tem graduação fora do estado e outras coisas. Mas,o culpado dessa situação é o povo,em particular a juventude, que parece que nasce preguiçoso,não gosta de estudar,odeia ler ou herda de família uma educação ruim e acaba sendo usado pelo sistema perverso dos políticos. Infelizmente,isso ocorre com maior frequência na maioria das cidades do interior do estado,onde vivenciamos uma grande maioria de pessoas que vem em caravanas,até trazem recém nascidos em carrinhos isso pela bagatela de 100 reais e um prato de comida. Então,as vezes quem planta colhe para comer. E quem não muda o sei modo de plantar acaba sofrendo e tendo prejuízo. O Maranhão infelizmente ,ainda anda em carro velho no seu desenvolvimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *