HUUFMA deve retomar procedimentos eletivos na segunda semana de junho

A superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Lages, anunciou nesta segunda-feira (25), que já está iniciando o planejamento para retomar as consultas, exames e cirurgias eletivas na segunda semana do mês de junho. Essa projeção está sendo feita, uma vez que os casos do novo coronavírus vem diminuindo na unidade hospitalar. No domingo (24), o HUUFMA baixou sua taxa de ocupação para 67% dos leitos clínicos e 92% de leitos de UTI.

Joyce Lages revela preocupação com aqueles pacientes portadores de doenças crônicas, que estão com tratamento suspenso em decorrência da covid-19. Vale lembrar que o HUUFMA é responsável por fazer transplantes de rins, córneas, fígado, coração e tecido ósseo. Assim como também é referência no tratamento de diversas outras doenças.

Vale lembrar que o HUUFMA está com 40 leitos de UTI e 40 de enfermaria destinados para uso exclusivo de pacientes com a covid-19.

Outra preocupação também é com a formação dos residentes, afinal o HUUFMA é responsável por especializar diversos profissionais, não são só da medicina, assim como de outros segmentos da saúde como psicologia, enfermagem, nutrição etc.

Pagamento de insalubridade

Uma boa notícia confirmada pela diretora do HUUFMA é que os profissionais no regime de CLT, aqueles que são funcionários da EBSERH já estão recebendo o adicional de 40% de insalubridade e os servidores do regime jurídico, vinculados a UFMA vão receber 20% de insalubridade.

Ela explica que essa diferença é por conta da legislação que permite o teto máximo de 20% a quem trabalha no regime jurídico, ou seja, os comissionados e/ou concursados. Como os funcionários da EBSERH trabalham no regime CLT, o teto chega a 40%.

Nem todos profissionais do HUUFMA, ainda não foram contemplados com o adicional de insalubridade, pois depende de uma avaliação criteriosa do setor de engenharia do trabalho que está fazendo uma perícia e avaliando os profissionais que tem direito. Apenas quem está na linha de frente do combate a covid-19 tem direito ao benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *