Cai ocupação de leitos de hospitais privados e públicos do Maranhão

default

A taxa de ocupação de leitos em hospitais privados de São Luís e nos hospitais públicos do Maranhão, caiu na segunda-feira (25). Uma boa notícia que traz um alento para a população maranhense que vem sofrendo há mais de 60 dias com notícias de mortes e também com a paralisação de atividades econômicas como o fechamento do comércio e redução dos trabalhos na indústria. A redução da necessidade de tratamento para o novo coronavírus faz com que unidades hospitalares, como o HUUFMA, já comecem a pensar na retomada dos procedimentos eletivos.

Na rede privada de São Luís, o Hospital São Domingos a ocupação de leitos de UTI caiu para 86,1% e de enfermaria para 85,7%; na UDI caiu para 85% a ocupação de leitos de UTI e os leitos de enfermaria possuem ocupação de 96,2%; no Hospital Guarás a ocupação é de 57,2% de leitos de UTI e 47,7% dos leitos de enfermaria; no Centro Médico 84% de leitos de UTI e 85% de enfermaria.

Já na rede pública de São Luís, o HUUFMA tem 92% dos seus leitos de UTI ocupados e 67% de leitos de enfermaria, enquanto que o Hospital da Mulher possui 100% de ocupação dos leitos de UTI e 84% dos leitos clínicos.

Enquanto isso na rede pública estadual, existe uma ocupação de 88,9% de leitos de UTI em todo o estado, lembrando que esses números levam em conta as informações de São Luís, Imperatriz e demais regiões. Quanto aos leitos clínicos, a ocupação é de 73,61% em todo o estado.

A Secretaria estadual de Saúde não divulga a ocupação de leitos por hospital, apenas um número geral por regiões como na Grande Ilha, Imperatriz e “demais regiões”.

Alguns estados brasileiros e países estão se baseando na taxa de ocupação para a volta da vida normal. Chamadas de três bandeiras de flexibilização a partir de dados da curva de contágio da Covid-19, uma ocupação entre 70% e 90% levanta-se a bandeira amarela, quando a ocupação cai para 50% é acionada a bandeira verde, que permite a volta em sua integralidade das atividades comerciais e esportivas, assim como lazer.

1 thought on “Cai ocupação de leitos de hospitais privados e públicos do Maranhão

  1. Na Ilha os socorrões continuam lotados. Precisamos de um hospital de urgência e emergência com maior capacidade tendo em vista que o fluxo de pacientes com diversas enfermidades vem de vários municípios para atendimento em São Luís. Socorrão 1 lotado com doentes idosos. Os corredores estão abarrotados. Como diminuir a elevada taxa de infecção nesse local se os doentes e acompanhantes estão aglomerados, sem uso de máscaras totalmente expostos a infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *