Brandão fala a prefeitos sobre reforço à luta contra a pandemia

Manter o distanciamento social. Esse tem sido o pedido do vice-governador Carlos Brandão aos gestores municipais. Mesmo trabalhando em casa, cumprindo as recomendações dos especialistas em política sanitária, o vice-governador Carlos Brandão tem participado efetivamente das decisões de governo em relação ao enfrentamento do coronavírus no Maranhão. Se valendo do seu bom relacionamento com os prefeitos, tem utilizado a ferramenta da videoconferência para manter um diálogo franco e aberto com os municípios.

Diante do avanço do vírus, o foco do vice-governador tem sido pedir aos gestores que mantenham a estratégia de fortalecer o distanciamento social em suas cidades. Mesmo entendendo que, para muitos cidadãos, sair de casa é uma necessidade, Brandão tem reforçado o que as maiores autoridades em saúde vem defendendo; o que Flávio Dino vem pedindo e o que outros países tem adotado como forma de evitar a proliferação da Covid-19: quem puder, deve ficar em casa.

Atualmente, 71 municípios maranhenses já registraram casos da doença. Para minimizar os problemas, o governo também tem atuado de forma decisiva. Um comitê de enfrentamento à crise sanitária foi instalado na região Tocantina. Além disso, o número de leitos em Imperatriz está sendo ampliado com a entrega, esta semana, de mais 12 leitos de UTI e 26 de enfermaria. Em Açailândia, já está sendo montado, em parceria com a Vale, um hospital de campanha com 60 leitos para ser usado em caso de necessidade. Hoje, em todo o interior, há 81 leitos de UTI e 168 leitos clínicos exclusivos para atendimento aos pacientes diagnosticados com o coronavírus. No entanto, medidas de ampliação desses números seguem sendo tomadas, como, por exemplo: a entrega de novas UTI’s em Coroatá; a reforma do Hospital Regional Francisca Melo, em Santa Luzia do Paruá; a ampliação de leitos nas unidades hospitalares em Presidente Dutra, Timon e Caxias; a entrega de um novo hospital em Lago da Pedra e a reativação do hospital Carlos Macieira em Colinas.

Em suas conversas com os prefeitos, o vice-governador, ao final, sempre deixa uma mensagem de otimismo e reafirma a importância de Estado e municípios estarem em constante comunicação, como vem ocorrendo desde o início da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *