Daniella Tema homenageia Sílvia Leite, defensora dos direitos da Mulher Maranhense

A Assembleia Legislativa concedeu, na manhã desta segunda-feira (9), em sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel, a Medalha do Mérito Manuel Beckman, maior comenda do Poder Legislativo do Maranhão, à ativista social Sílvia Cristina Costa Leite, fundadora e coordenadora do Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM) do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II).

A concessão da honraria foi fruto de um Projeto de Resolução Legislativa proposto pela deputada Daniella Tema (DEM), aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa. Ao abrir a solenidade, a parlamentar deu boas-vindas à homenageada, saudando-a como uma das grandes militantes da luta contra a violência doméstica no Maranhão.

A cerimônia contou também com a presença da secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás; da procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Helena Duailibe (Solidariedade), da procuradora da Mulher da Câmara de São Luís, Bárbara Soeiro, e de outros parlamentares, entre eles a  deputada Mical Damasceno (PTB) e o deputado Wellington do Curso (PSDB).

“No dia que conheci Sílvia Leite, o meu encantamento por ela e por seu trabalho foi imediato. ela é uma mulher admirável, que tem um currículo extraordinário e que merece todo o reconhecimento desta Casa”, ressaltou Daniella Tema, destacando ainda o largo histórico de atuação de Sílvia Leite na área do desenvolvimento social, principalmente no que se refere à saúde e proteção da mulher, pois participou como membro do Fórum Maranhense de Mulheres e, atualmente, exerce o cargo de coordenadora do Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM) do Socorrão II.

Segundo a parlamentar, Silvia Leite foi uma das fundadoras do SAEEM e que, desde 2013, está à frente da coordenação do programa. Explicou também que o serviço do SAEEM promove o atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica que dão entrada no Socorrão II, recebendo orientações e acompanhamento dentro da rede de enfrentamento do problema.

Gratidão

Após receber a Medalha Manuel Beeckman, Sílvia Leite ocupou a tribuna e, emocionada, agradeceu a homenagem. “Recebo esta honraria com muita alegria, mas, sobretudo, na perspectiva de ser esta uma homenagem coletiva a todas as mulheres guerreiras do Maranhão”, afirmou Sílvia Leite, lembrando que o Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher ganhou destaque nacional e foi classificado como a melhor experiência do Maranhão, na área do atendimento a mulheres em situação de violência, apresentada na ’15ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS’.

“Costumo dizer que não podemos ser profissionais robotizados, não vivenciando seu trabalho”, acrescentou Sílvia Leite que, ao longo de mais de 30 anos de carreira, foi fundadora do Grupo Mulheres da Ilha e, também, participou  da equipe fundadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão, em 1979, bem como do Grupo Mulheres Negras Mãe Andresa, em 1982.

No encerramento da solenidade, o deputado Wellington do Curso também ocupou a tribuna para destacar a importância da sessão solene: “Esta cerimônia é de um valor extraordinário porque rendemos uma homenagem mais do que justa a esta mulher negra, guerreira, mulher de luta, mulher de fibra, que honra o povo do Maranhão e merece reconhecimento de todo o Poder Legislativo do nosso Estado”, ressaltou.

A sessão solene reuniu representantes de defesa dos direitos e defesa das mulheres como a União Brasileira de Mulheres (UBM), Coletivo Ieda Batista, Fórum Maranhense de Mulheres, Frente Maranhense de Mulheres na Política, além de representantes de conselhos e movimentos sociais e de estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *