Prefeito Edivaldo leva São Luís ao grupo de 12% das cidades do Norte/Nordeste que fazem destinação correta de lixo

O dia 2 de agosto marcam os nove anos de vigência da Lei Federal Nº 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), legislação que determina como as cidades brasileiras devem fazer o gerenciamento do lixo produzido. Entretanto, em todo o país ainda existem quase 3 mil lixões, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). No caminho oposto, São Luís vem se destacando no gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos urbanos e integra o grupo de apenas 12% das cidades do Norte e Nordeste do Brasil que cumprem as determinações da PNRS, de acordo com dados do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb). Os resultados positivos apresentados pela capital são reflexo da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Sancionada em 2 de agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece, entre diversas metas, a desativação dos lixões e a ordem de prioridade para o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos que são produzidos e coletados nas cidades: reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, combatendo os problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior afirma que profissionalizar a gestão de resíduos sólidos em São Luís foi um dos principais desafios de sua gestão. “Iniciamos nossa gestão apenas três anos após a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em um momento em que a maioria das prefeituras ainda não sabia o que fazer para cumprir as metas estabelecidas. Imediatamente, iniciamos todos os estudos técnicos necessários para que fossem estabelecidas metas a nível municipal para que alcançássemos, no menor tempo possível, resultados que mudassem a realidade da nossa cidade. Hoje, após todas as políticas que implantamos, os principais índices e entidades nacionais do setor atestam o novo momento de São Luís na gestão dos resíduos sólidos”, disse o gestor municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *