Professora desenvolve trabalho voltado ao Meio Ambiente

Com a certeza de que a educação é condição essencial para a formação das pessoas e para transformação de realidades, a professora Avanne Dominici vem desenvolvendo um trabalho autêntico na comunidade do COHATRAC. Para ela a escola deve ser o espaço para a aquisição de conhecimentos que culminem em consciência política e ação, o que ao seu ver é o verdadeiro exercício da cidadania. “Nossos alunos precisam de conhecimentos específicos, sim. E vão utilizá-los de maneira diversa, sim. Mas tudo isso deve servir para que eles tenham uma visão holística da realidade em que vivem e, ao perceberem os problemas, sintam-se preparados para encontrar coletivamente as soluções”, diz a professora Avanne Dominici.

Nessa visão a professora faz um trabalho diferenciado ao longo de seus 16 anos de caminhada no ensino público. Inicialmente na escola UEB Ministro Carlos Madeira (Anjo da Guarda), seguida da UEB Rivanda Berenice Braga (Barreto) e atualmente em UEB Primavera e CEP Maria Pinho no bairro COHATRAC. Seu trabalho está totalmente alicerçado no protagonismo juvenil.  Segundo ela os alunos são as melhores pessoas que existem na escola. Eles têm energia positiva, alegria, entusiasmo e muito amor. E com tais virtudes, abraçam causas e realizam grandes ações.
Apaixonada pela natureza, a professora tem o Meio Ambiente como seu lema de vida. E entende que a temática tem dimensão multifocal, por isso seus trabalhos saem do reducionismo que estamos acostumados a ver por aí. “Cuidar do planeta, é cuidar da vida. Isso significa cuidar de si, do outro, de todos. Isso significa compreender que somos interdependentes, um único organismo vivo que precisa estar em equilíbrio.” Avanne afirma com brilho no olhar – típico de quem sabe o que faz e principalmente de quem sabe onde quer chegar. Nesse contexto ela já desenvolveu vários projetos com reconhecido sucesso. E tem uma marca especial – o projeto COM-VIDA. Que é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. Desenvolvido atualmente nas escolas CEP Maria Pinho e UEB Primavera. Formada principalmente por seus alunos atuais e até pelos que já saíram da escola, o projeto ganha musculatura a partir da integração para cooperação. “Somos mais que uma equipe. Somos uma família. Que tem o amor como força principal.
Nos amamos. Amamos o planeta. Amamos o que fazemos. Por isso dá certo!!!” A professora se emociona quando fala desse projeto. Fica nítida sua paixão e admiração pelos alunos, que para ela são os grandes arquitetos dessa construção. Mesmo acompanhada por uma equipe como essa, a professora reconhece que existem muitos obstáculos: a falta de recursos e condições típicas das escolas públicas; governos sem políticas públicas eficientes para a educação e para o meio ambiente; a sociedade sem ética e altamente consumista; e poucos colaboradores. De acordo com sua experiência obstáculos complicam bastante a jornada.  Mas ela acredita que com uma educação orgânica é possívelconstruir novos conceitos e agregar pessoas para essa luta. Na perspectiva de agregar, a professora chamou os amigos que comungam da mesma filosofia. “Nós precisamos de nós!!!”
Esse discurso foi o suficiente pra arrastar os amigos e estabelecer uma parceria com a COM-VIDA. E a partir de janeiro de 2019 seus amigos passaram a compor o Movimento +A -D. “Nós estabelecemos uma agenda de trabalho elaborada a partir das demandas da comunidade e totalmente integrada a COM-VIDA. É lindo ver tanta gente boa unida. Gente que acredita na força da cooperação e, de passo a passo, transforma realidades e se transforma também!!!” Avanne Dominici fala e sorri ou seria sorri e fala?! É contagiante encontrar uma professora tão apaixonada e que faz diferença na educação brasileira. Além da COM-VIDA ainda estão em desenvolvimento os projetos Feliz Idade (voltado para os idosos); Mundo Rosa (para mães); Ginga Comunidade (Capoeira), Dança de Salão, EFA (ex-alunos) , EcoAção (reciclagem), além do  ECPP – Escritório Comunitário de Políticas Públicas, que funciona na Associação *Comunitária* do COHATRAC 3 de segunda à sábado diurnamente para atender a comunidade. Em breve, não apenas a comunidade do COHATRAC, mas toda cidade, conhecerá os resultados desses projetos. E perceberão o valor da máxima “o que não podemos fazer sozinhos, fazemos juntos!!!” Afirma a professora Avanne Dominici com veemência e certeza de dias exitosos.

2 thoughts on “Professora desenvolve trabalho voltado ao Meio Ambiente

  1. Conheço a Professora Avanne Dominici e sei do seu trabalho sério e responsável! Ela é uma dessas pessoas necessárias para a preservação do planeta! 😙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *