I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação é realizado na UFMA

A Universidade Federal do Maranhão sediou o “I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação” pelo quarto ano seguido, entre os dias 23 e 26 de julho. Com o tema geral “Jogos e tecnologias digitais”, o evento, que é organizado e coordenado pelo professor da UFMA Dr. João Batista Bottentuit Júnior, contou com mais de mil inscritos e com a apresentação palestras, minicursos, comunicações orais e apresentações de pôsteres de pesquisadores nacionais e internacionais, como a professora Dra. Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra/Portugal, que proferiu a palestra de abertura intitulada “Jogos e Aprendizagem” para um auditório lotado.

A professora da UFMA e da UEMA, Dra. Sannya Fernandes Nunes Rodrigues, que proferiu palestras, coordenou e orientou trabalhos, destaca que “o evento, inicialmente, nacional, ganhou enorme visibilidade e traz para o contexto acadêmico do Maranhão importantes nomes da educação nacional e internacional, permitindo um intercâmbio de experiências e aprendizados na área da tecnologia educacional”.

Foram destaque também no simpósio os estudantes da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, os quais, coordenados pelo prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque, apresentaram trabalhos de significativa relevância para o contexto educacional ligado às tecnologias. Com temas como “O uso do SIGAA/UEMA como ambiente virtual de aprendizado em São João dos Patos” do prof. Somário de Oliveira França, “Microlearnings, Gamificação e a E-escola: o futuro no presente” do prof. Fabrício dos Santos Ferreira, “Formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: uso das mídias” da profa. Vitória Raquel Pereira de Souza e “O uso do Whatsapp na comunicação entre escola e família; um instrumento para gestão democrática” dos professores Renato Moreira Silva e Paula Regina Oliveira, os mestrandos da UEMA tiveram seus trabalhos reverenciados e reconhecidos pela relevância das temáticas e qualidade das pesquisas apresentadas.

“A consistência dos temas pesquisados e suas abrangências demonstram a inequívoca qualidade do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, o que ressalta o protagonismo dos profissionais maranhenses e uma ambiência científica que precisa ser estimulada e reconhecida”, destaca o professor Fabrício Ferreira. O evento já está confirmado para o ano de 2020, conforme destacou na palestra de abertura o prof. Dr. João Bonttetuit, organizador do simpósio, cuja temática será “Leitura e escrita no mundo digital”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *