Vice-presidente da CAAMA ministra curso de Processo Judicial Eletrônico – PJE

A Vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Dra. Cristiane Ribeiro, esteve na segunda-feira (10), no município de Pinheiro, para realizar o curso de Operacionalização Sistema de Processo Judicial Eletrônico – PJE. A aula beneficiou os advogados e advogadas da região.

Promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA), o curso de PJE apresenta instruções para o Sistema, que tem o objetivo de automatizar o Judiciário, direcionando para a atuação no Estado, já que a maior parte dos tribunais adota plataformas distintas para o peticionamento, coexistindo uma pluralidade de sistemas no Brasil, o que dificulta a atuação dos advogados.

Assim como o PJE, a maioria dos sistemas exige do advogado o uso de certificado digital, que permite acesso aos processos de forma útil e segura, além de identificar o usuário no meio digital por meio da sua assinatura eletrônica. Também é necessária a instalação dos programas nos computadores, possibilitando o correto funcionamento dos sistemas de Processo Eletrônico.

Para a Vice-Presidente, o curso é mais uma oportunidade de trazer agilidade ao ambiente da advocacia. “Os cursos são gratuitos, e podem ser feitos por todos os advogados. Ao ter conhecimento do PJE, o trabalho se torna ainda mais rápido, pois já existe o conhecimento da plataforma”, afirmou a Dra. Cristiane Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *