“Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte…”

Me aproprio das palavras de Belchior para cravar o que sinto nesta terça-feira, dia 2 de abril de 2019. “Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte…”. Afinal hoje completo mais um ano de vida, a oficial entrada na vida adulta e a despedida da juventude ao completar os 30 anos de idade. E só o fato de ter a vida e ter saúde, já se faz necessário comemorar.

Alguns consideram a entrada nos 30, como a melhor fase da vida de uma pessoa, afinal fica um meio-termo entre o distanciamento a imaturidade emocional da juventude e de certa forma longe dos desafios da meia-idade.

Mas antes mesmo de experimentar a vida nos 30, eu já sou muito grato por tudo que a vida me proporcionou. Pelas conquistas e pelos desafios superados, pelas vitórias e pelos tropeços, afinal a vida é feita da falta de linearidade, aprendi que o nosso equilíbrio emocional é feito de altos e baixos, afinal também são os momentos ruins que nos fazem edificar.

Chegar aos 30 me traz um expectativa. Na verdade, uma perspectiva que é preciso viver mais, porém desacelerando. Não quero entrar na vida adulta, literalmente, (mesmo que esta já tenha chegado faz tempo), sem ter controle da minha própria direção.

Não quero permitir que o meu tempo acabe escorrendo entre as minhas mãos, afinal com os acúmulos de dias e anos, percebemos rapidamente que a vida já passou e rápida demais.

Quero viver cada dia de forma intensa, aproveitando tudo que a vida tem a nos oferecer, mesmo que essa intensidade também seja na forma de repouso, no descanso, no famoso Dolce Far Niente.

Viver é bom demais! Completar uma nova idade é iniciar um novo ciclo. Apesar de toda firula anterior, fazer 30 anos nada mais é que completar 29, 31, 32 etc, não vai mudar muito a vida, se levar no sentido literal o significado da idade, uma vez que as verdadeiras transformações estão em nossa cabeça.

E assim como iniciei me apropriando de Belchior, finalizo com palavras do artista: “Amar e mudar as coisas me interessa mais”. O verso ainda soa tão atual e obviamente é uma linda receita existencial, afinal a vida é bem mais bela com as coisas do dia a dia, acreditar no amor e nas mudanças diárias. E assim quero levar a vida para além dos 30.

3 thoughts on ““Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *