Maçonaria completa 59 anos de fundação no Maranhão

A Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema) comemora nesta quarta-feira (27), 59 anos de fundação. Ao longo quase seis décadas a maçonaria tem um trabalho voltado a ajudar as cidades do estado, ao longo da história.

Fundada em 27 de março de 1960, a Glema vem dando continuidade à tradição maçônica onde vem fortalecendo a instituição como entidade essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, visando à educação, o progresso do homem na sociedade.

Atualmente a loja é liderada pelo Grão-Mestre Ubiratan João de Castro. “Nesta quarta-feira dia 27 de março, vamos completar 59 anos de existência, temos um grande trabalho em todo estado, hoje temos 60 lojas espalhadas pelo Maranhão, já realizamos diversas ações sociais na parte médica, ajuda a idosos e crianças, distribuição de cestas básicas, parceiras com hospital do câncer e hospital da criança, banco de sangue, mas além das atividades filantrópicas para o bem da humanidade desenvolvidas pela loja, Nós nos reunirmos para ver o que precisamos melhorar em relação à família, em relação ao no nosso trabalho ou seja como realizar uma melhora do gênero”, argumenta o Grão-Mestre.

Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Tem por princípios a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, a igualdade de direitos e obrigações sem distinção de religião, raça ou nacionalidade; a fraternidade entre os homens e consequentemente entre povos e nações. Seus objetivos são: a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.

Entende por dever o respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade, protegendo e servindo o semelhante, resumindo o dever do homem assim: respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família. O ideal maçônico preconiza a união de todos os povos, cultivando o respeito à personalidade, à justiça social e mais estreita solidariedade entre os homens.

A história da Maçonaria no Brasil registra sua existência desde o século XIX, cuja atividade sociopolítica resulta no papel decisivo na Independência do Brasil, Abolição dos Escravos e na Proclamação da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *