Guerra de partidos por espaços no governo faz Flávio Dino adiar posse dos novos secretários

Estava previsto inicialmente para o dia 15 de fevereiro, depois foi transferida para o dia 21 e agora está marcado para o dia 28 desse mês, o anúncio final dos novos membros do governo do Maranhão. Flávio Dino está tendo que adiar a formação do seu secretariado por conta das disputas dos partidos, por espaços. PP de Fufuca e PR de Josimar de Maranhãozinho são os que mais esperam ser contemplados, porém até o DEM que já tem duas secretarias (Educação e Esporte), aguarda outro espaço e o PT também não quer ficar fora do primeiro escalão.

No atual momento, a tendência é que a Agricultura fique com o PR e nomes já foram especulados como o do deputado estadual Hélio Soares e do vereador de São Luís, Aldir Júnior. O Meio Ambiente deve ser gerido por Rafael Ribeiro, irmão do deputado federal André Fufuca.

A pasta de Desenvolvimento Social está prometida ao PDT, que já indicou Márcio Honaiser, que deve sair para entrada do ex-prefeito de Codó na Assembleia Legislativa, o Zito Rolim. A Secretaria da Mulher passaria ser comandada por Ana do Gás (PCdoB), que abriria vaga para o vice-prefeito de Santa Rita, Ariston (Avante).

Ainda estão em discussão as indicações das Secretarias de Trabalho e Renda e também a Agricultura Familiar, ambas são desejadas pelo PT e dois nomes são cotados, Teresinha Fernandes e o deputado estadual Zé Inácio, caso fosse esse segundo, o suplente Henrique Lula seria elevado a condição de deputado estadual. Vale lembrar que os petistas já comandam a pasta de Direitos Humanos com Chico Gonçalves e a MOB com Lawrence Melo, mas os dois ainda não contemplam o deputado federal Zé Carlos.

Outros partidos também já estão contemplados como o PPS que tem Pastor Porto no comando da Secretaria de Relações Institucionais e Enos na Secretaria de Programas Especiais; o PSB já comanda a Casa Civil com Marcelo Tavares e Davi Teles na Ciência e Tecnologia; o PTB com a Agência Metropolitana; o PRB possui o ITERMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *