Honorato Fernandes media reunião entre secretário de cultura e representantes de brincadeiras juninas

O vereador Honorato Fernandes (PT) esteve reunido, na manhã de hoje (13), com o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão e representantes de manifestações culturais de São Luís, para prestar esclarecimentos quanto às questões relativas à organização das festividades do São João, como orçamento, possível acréscimo de brincadeiras na programação e a participação do Governo do Estado no termo de parceria com a Prefeitura.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão iniciou os esclarecimentos, explicando que o arraial da Maria Aragão é a única festividade institucional da Prefeitura. Nos demais arraiais da cidade, o Executivo Municipal tem participação, mas apenas em forma de apoio.

Seguindo os esclarecimentos, o secretário de cultura destacou a questão orçamentária e dos editais elaborados para o São João. De acordo com o líder da pasta, o orçamento apresentado pela secretaria à Prefeitura era da ordem de até 3 milhões e meio.  Dessa forma, foram realizados três editais, detalhados pelo secretário da seguinte forma:

“O primeiro, destinado à logística e infraestrutura, e os outros dois editais de chamada pública para realização de termos de cooperação, a fim de buscar recursos junto à iniciativa privada, de modo a compensar os limites financeiros do Executivo. Na segunda chamada, a prefeitura obteve apenas um patrocínio para um projeto da ordem de 500 mil reais, os quais cobririam três atrações nacionais da programação do São João. A terceira chamada pública, no entanto, não obteve êxito”, explicou o secretário.

Marlon deu sequencia as explicações pontuando a participação do Governo do Estado no termo de parceria com a Prefeitura. Segundo ele, na parceria, o Estado está responsável pelos custos de todas as atrações que compõem a programação do arraial da Maria Aragão.

“Na parceria com a Prefeitura, o Governo do Estado está arcando com toda programação do arraial da Maria Aragão, que chega a quase 900 mil. E vale destacar que essa participação do governo foi que viabilizou a realização do arraial da Maria Aragão”, disse o secretário.

Responsável pela articulação do encontro, o vereador Honorato Fernandes destacou a necessidade da reunião, tendo em vista os frequentes questionamentos feitos pelos representantes das brincadeiras juninas, no que tange a organização e estruturação das festividades.

“Acredito que a reunião cumpriu o seu propósito, que era deixar claro aos representantes das brincadeiras como se deram dos trâmites relativos à organização das festas juninas, bem como os trâmites estabelecidos nesse processo. Em conversa com o secretário, conseguimos também abrir espaço para a inclusão de algumas brincadeiras na programação”, destacou Honorato.

Presente na reunião, a representante do Cacuriá da Fé em Deus, Aracelis Ferreira, avaliou de forma positiva o encontro, pois, segundo ela, os representantes das brincadeiras saíram com a perspectiva de terem suas manifestações culturais inclusas na programação.

“Acredito que a reunião foi esclarecedora. Pudemos entender as limitações financeiras da Prefeitura e as ações adotadas por ela para contornar essa questão. Além disso, saímos com um pouco de esperança com relação a possibilidade de algumas das nossas brincadeiras sejam inclusas na programação do São João”.

2 thoughts on “Honorato Fernandes media reunião entre secretário de cultura e representantes de brincadeiras juninas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *