PSB nacional aprova resolução que deve garantir aliança com Flávio Dino

 

O PSB aprovou na noite desta sexta-feira (2), uma resolução em que praticamente fecha as portas para um apoio formal à candidatura de governador de Roberto Rocha (PSDB), ou qualquer outro nome que não esteja no campo da esquerda. Pelo texto aprovado em reunião do congresso nacional, se o partido optar por apoiar algum candidato a Presidente da República de fora do partido, terá de ser alguém do campo de esquerda, alinhado programaticamente com o PSB, a decisão se estende aos estados.

A decisão acaba com as chances de Geraldo Alckmin (PSDB), receber o apoio do PSB para a disputa presidencial e coloca Márcio França – atual vice-governador de São Paulo – em uma situação delicada, afinal agora pode ter de enfrentar um nome indicado pelo PSDB.

No Maranhão, o principal prejudicado com a decisão é o senador Roberto Rocha que dava como certo o PSB em seu palanque. Porém, agora o atual presidente do PSB no estado, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, terá tranquilidade para conduzir o partido e até buscar novos filiados, assim como espaço na chapa majoritária de Flávio Dino.

É óbvio que o apoio a Flávio Dino vai depender das convenções partidárias no mês de julho, mas com o indicativo do congresso nacional do PSB fica muito provável a aliança no Maranhão.

No estado, a maior parte dos membros do partido defendem a aliança com o governador. Atualmente o PSB tem três deputados estaduais: Rogério Cafeteira (líder do governo), Édson Araújo e Bira do Pindaré. Já deputada federal é a Luana Costa, que deve deixar o partido, após confirmada essa decisão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *