Secretário diz que governo Flávio Dino segue um modelo já adotado por um oligarca

No último domingo (24), o secretário de Educação, Felipe Camarão, publicou no Jornal Pequeno um artigo falando dos investimentos e até do compromisso do atual governo com as futuras gerações através do investimento no ensino básico. Porém, Felipe que é considerado um dos melhores membros do atual governo sugeriu que o governador Flávio Dino (PCdoB), está seguindo o modelo de um oligarca que já comandou o Maranhão no final do século XIX e inicio do XX.

Ao destacar os investimentos do governo comunista, Felipe Camarão afirmou que Flávio Dino segue o modelo do ex-governador Benedito Leite que comandou o Maranhão entre os anos de 1891 até 1909 – ano de sua morte. O secretário chega a chamar o oligarca de “ilustre estadista e político maranhense” e diz que trabalho do governador comunista é análogo ao desenvolvido no século passado.

Para historiadores maranhenses, Benedito Leite é considerado o primeiro dos oligarcas que comandaram o Maranhão, a partir da instalação da República. Ele foi sucedido por Vitorino Freire e José Sarney. Outros também são considerados comandantes de oligarquias como Urbano Santos e Magalhães de Almeida, mas estes por períodos menores.

Benedito Leite é filho de monarquistas e natural de Rosário. Ele assumiu o Maranhão pela primeira vez em 1891 fazendo parte da Junta Governativa designada pelo presidente da época, Floriano Peixoto. Voltou ao cargo em 1906 e permaneceu até 1908 quando acabou adoecendo e decidiu fazer como os políticos atuais foi procurar tratamento fora do país. Morreu em 1909 na França.

Para historiadores e cientistas sociais, Benedito Leite se encaixa na categoria de familismo que tem um hibrido de influência familiar e de amigos no poder. Além de governador, o exemplo a ser seguido pelo governador Flávio Dino segundo diz Felipe Camrão ocupou ao mesmo tempo os cargos de deputado estadual e federal enquanto não esteve no cargo de governador.

Registros históricos ainda relatam que Benedito Leite aglutinava projeção pessoal e mantinha uma rede de favorecimentos. Para ele, o Estado era um bem patrimonial, um ente público, porém privado. Neste sentido, usava a máquina pública em benefício de seus correligionários, dos quais cobrava lealdade. Empregava parentes, perseguia e excluía a oposição do jogo político, fraudando inclusive o processo eleitoral.

Qualquer semelhança com o presente é mera coincidência. Vale destacar que Felipe Camarão quis trazer Benedito Leite como modelo para Flávio Dino por conta do seu trato com a educação, uma vez que o oligarca dizia ser a principal forma de fazer uma transformação social. No entanto mantinha práticas totalmente contrárias e inclusive conduzia com mãos de ferro o estado chegando a promover matanças contra aqueles que se levantam contra o seu governo vide isso o episódio de Barra do Corda, onde populares foram mortos por forças policiais ao protestarem contra o governo estadual.

Talvez, Felipe até tenha esquecido desses detalhes, mas o modelo adotado pelo atual governo Flávio Dino é muito semelhante ao praticado pelo oligarca Benedito Leite e olha que esse já tem mais de 100 anos, muito mais do que o atraso condenado pelos comunistas em relação ao que praticou José Sarney.

 

2 thoughts on “Secretário diz que governo Flávio Dino segue um modelo já adotado por um oligarca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *