Proposta de antecipação da eleição da Mesa Diretora feita por Marquinhos acirra briga de Ogum com Osmar

O ESTADO DO MARANHÃO

A eleição para Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís já vem sendo discutida nos bastidores pelos vereadores. Movimentos como a proposta para a volta da reeleição na Casa demonstra que a disputa deverá ser acirrada. A previsão é de que os parlamentares façam o pleito ainda este ano, conforme ocorreu em anos anteriores ao período eleitoral.

O vereador Marquinhos Silva (DEM) apresentou uma proposta para emendar o regimento interno da Câmara para permitir que membros da mesa diretora da Casa possam disputar a reeleição, que tinha sido extinta em 2014, antes que o presidente Astro de Ogum (PR) fosse eleito pela primeira vez para comandar a Casa.

Essa proposta de Marquinhos – que jura não ser uma manobra para beneficiar aliados- movimentou os bastidores da Câmara devido a possibilidade de Astro de Ogum voltar a disputar o comando do legislativo.

O vereador Osmar Filho (PDT) seria o candidato a ser apoiado pela Prefeitura de São Luís para comandar a Casa em 2019 e 2020. O parlamentar já estaria chamando colegas para negociar apoios e também para desgastar os seus possíveis adversários no próximo pleito.

A atitude do pedetista irritou Ogum e seus aliados que passaram a se organizar para a eleição da Mesa.
O presidente da Casa não confirma que vá voltar a disputar o comando da Câmara e nem que indicará um aliado para o pleito. No entanto, nos bastidores, o parlamentar do PR vem conversando com sua base aliada na Câmara (cerca de 22 vereadores) já trabalhando para adiantar o pleito e também para fechar apoios.

Sobre a indicação de Astro de Ogum de um aliado para a eleição da mesa, o apontado é o vereador Honorato Fernandes (PT), que atualmente é o primeiro secretário da Casa. O petista já negou, em plenário, que vá tentar ser presidente da Câmara.

Honorato Fernandes, que preside o PT de São Luís, se prepara para a disputa eleitoral de 2018 tanto que o vereador já vem percorrendo municípios do interior do estado.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara poderá ocorrer ainda este ano. Este é um costume que a Casa vem adotado em anos anteriores as eleições. Essa é uma forma de evitar que o pleito influencie nas negociações internas do legislativo.

Pelo período normal, a eleição da mesa diretora deve ocorrer somente no fim de 2018

4 thoughts on “Proposta de antecipação da eleição da Mesa Diretora feita por Marquinhos acirra briga de Ogum com Osmar

  1. Por falta de experiência no trato com negociações no meio politico,acho que o vereador Osmar deveria esperar um pouco mais e se lapidar um pouco mais. No memento atual de revindicações dos vereadores,o Astro tem mais poder de barganha que seu opositor e não deixará ser levado por promessas futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *