Prefeito Hilton Gonçalo discute destino de resíduos sólidos com Colegiado Metropolitano
O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, participou nesta terça-feira (1) do Colegiado Metropolitano da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGLS), para cumprir mais uma etapa para a gestão plena da governança. Em encontro no Palácio dos Leões, se reuniram os representantes dos 13 municípios que compõe a região junto ao governador e secretários que definiram a realização da 1ª Conferência Metropolitana para os dias 10 e 11 de outubro.
Na ocasião, eles iniciaram o debate sobre o Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
A reunião deu início ao diálogo sobre a pauta temática de interesse comum para atender a população da RMGSL, que atualmente está estimada em mais de 1,6 milhões de pessoas. A escolha da data, após debate com o Colegiado, da 1ª Conferência Metropolitana – a ser realizada nos dias 10 e 11 de outubro – é mais um passo concreto para a construção da estrutura de governança interfederativa, que terá o processo concluído ainda em 2017, para que as ações e projetos estratégicos possam começar a ser implementados.
O prefeito Hilton Gonçalo apontou soluções para reduzir o gasto. De acordo com o gestor de Santa Rita, o COMEFC – Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão – disponibilizou uma verba para as cidades de Bacabeira, Rosário e Santa Rita para construir seus aterros sanitários.
De acordo com o acordo firmado entre o Colegiado Metropolitano a gestão integrada dos resíduos sólidos seria dividida com o Governo do Estado que arcaria com 50% dos custos e os municípios com o restante da contrapartida. A proposta foi aceita pelos gestores municipais.
Também participaram da reunião os prefeitos de Axixá, Sônia Campos; Bacabeira, Fernanda Gonçalo; Antônio Ataíde; Icatu, Dunga; Presidente Juscelino, José Magno dos Santos Teixeira; Raposa, Talita Laci; Rosário, Irlahi Linhares; São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; os vice-prefeitos de São José de Ribamar, Eudes Sampaio e Paço do Lumiar, Maria Paula, além de vários secretários de Estado.
O governo que o estado do Maranhão precisava.
Tomara, que um distraído, sem querer leve aos presentes a lei 12305/2010, Politica Nacional de Residuos Sólidos,ou Fim dos Lixões, vencida e prorrogada indevidamente para te 2021, pequenos municipios. Que alguém entenda e explique ao péssimo gestor de S Luís,que a lei descumpridas, nao trataexclusivamente de transferir um lixão daqui para outro município.
questao importante e boa pra ser discutida. parabens