Caema pode ser vendida para empresas do Canadá, Japão, Coréia do Sul ou do Brasil

Empresas do Canadá, Japão, Coréia do Sul e também do Brasil estão se preparando para entrar na disputa para comprar a Companhia de Água e Esgoto do Maranhão e outras estatais. A informação é do jornal O Estado de São Paulo, que publicou na edição desta terça-feira (11), que estudos estão sendo realizados pelos governos Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Pernambuco, Sergipe, Acre, Ceará, Rondônia e Santa Catarina, para possível venda das empresas públicas que cuida da água e esgoto.

O governador Flávio Dino (PCdoB) nega a possibilidade, porém o Governo Federal já manifestou o interesse e o primeiro a tocar nesse assunto foi o chefe da Casa Civil do governo Roseana Sarney, João Abreu ainda em 2013.

Segundo a publicação do Estadão, grandes empresas como a gestora canadense Brookfield, o fundo de private equity Vinci Partners, a empresa brasileira Aegea, as japonesas Itochu e Mitsui e a sul-coreana GS Corporation começaram a se estruturar para disputar os ativos estatais.

Os estudos para para desenhar um programa de concessões foram contratados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“As concessões ou Parcerias Público-Privadas (PPPs) podem movimentar entre R$ 20 bilhões e R$ 35 bilhões, de acordo com um relatório feito pelo BTG Pactual. Porém, os aportes vão depender especialmente da modelagem econômico-financeira em andamento e da situação macroeconômica do País. Dez Estados já tiveram os estudos técnicos contratados: Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Pernambuco, Sergipe, Acre, Ceará, Rondônia e Santa Catarina. Os próximos a entrar para essa lista serão Amazonas, Bahia, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins”, diz o jornal.

*Com informações do blog do Gilberto Leda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *