Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

90ª edição da festa de São Marçal não deve ocorrer este ano por falta de apoio do governo Flávio Dino

20 de junho de 2017 : 13:38

Organizadores do 90º Encontro de Bois de Matracas em homenagem a São Marçal estão ameaçando a não participar da tradicional festa maranhense. De acordo com os responsáveis pela atividade, o governador Flávio Dino (PCdoB), através da Secretaria de Cultura não tem oferecido suporte para realização da grande festa popular. A apresentação dos Bois na Avenida Getúlio Vargas no João Paulo, ocorre desde 1928. As informações são do blog do Filipe Mota.

A apresentadora do programa Canta Maranhão da Difusora AM, Helena Leite e que também militante da cultura popular maranhense divulgou em seu twitter que existe a possibilidade de 90% da festa não ocorrer esse ano.

A Secretaria de Cultura do estado ainda não se posicionou…

História

O primeiro encontro de bois no João Paulo data de 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo contam alguns, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.

O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959.

Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

3 comentários em “90ª edição da festa de São Marçal não deve ocorrer este ano por falta de apoio do governo Flávio Dino”

  1. Souza

    5 anos atrás  

    Uma situação complicada.

  2. Antonio

    5 anos atrás  

    Não é falta de apaio, é falta de iniciativa da organização. isso sim.

  3. Haroldo

    5 anos atrás  

    Fiquei sabendo que os organizadores que nao estao querendo fazer.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>