O escândalo do futebol maranhense

Todos estão acompanhando o desenrolar do imbróglio envolvendo a Federação Maranhense de Futebol no que diz respeito à lambança emplacada este ano.

A FMF, através de sua Vice-presidencia de Competições (que não tem competência para editar interpretação de regulamento) de forma inédita no futebol maranhense, resolveu editar uma portaria para declarar o Sampaio Correia como detentor de vantagem de jogar pelo empate contra o Moto Club no jogo válido pela semifinal do campeonato, que acabou empatado em 2 a 2.

Antes do jogo, o Moto Club deu entrada no Mandado de Garantia, para que o TJD revisse a Portaria da FMF e aplicasse o regulamento, que dava ao primeiro colocado do grupo a vantagem de jogar pelo empate. Lembrando que Sampaio foi segundo colocado do Grupo A com 8 pontos e Moto o primeiro do Grupo B com 6 pontos.

O Moto se baseou na regra contida no regulamento, que é o mesmo do campeonato de 2016, e que ano passado a FMF deu a vantagem ao primeiro colocado dos grupos, independentemente se os segundos colocados tiveram mais pontos do que os primeiros dos outros grupos.

O relator do caso no TJD, verificou em seu voto, que não foi somente em 2016 que tal regra tinha sido aplicada, mas também em 2014, e, por incrível que pareça no primeiro turno do campeonato deste ano, segundo as informações disponíveis no site da própria FMF.

A FMF, por sua vez, ao apresentar suas informações no processo, disse que a interpretação do Regulamento ano passado, que é o mesmo deste ano, *passou despercebido por TODOS os que vivem o futebol, INCLUSIVE A PRÓPRIA FMF*, segundo se vê da sua petição (imagem 1).

No entanto, e a coisa fica escandalosa agora, é que isso não passa de uma grande mentira. O regulamento tanto não passou despercebido que a própria Federação deu a interpretação correta ano passado, e disse claramente que “mesmo tendo maior número de pontos o segundo colocado não teria a vantagem de jogar pelo empate, mas sim os primeiros colocados de cada grupo” (imagem 2).

A FMF diz que este ano é que fez a interpretação correta, mas segundo o relator do Mandado de Garantia do Moto Club em todos os campeonatos anteriores a vantagem prevista nos regulamentos sempre foi do primeiro colocado em cada grupo.

A Portaria da FMF criou uma vantagem indevida ao Sampaio. Gerou agora uma expectativa de Direito ao clube que agora vai até às últimas instâncias para defender a Portaria. A FMF também informou que vai procurar revalidar a portaria, pois entende que a mesma está correta.

No entanto, conforme se apurou na matéria, somente este ano e no segundo turno do campeonato maranhense de 2017 é que a FMF emitiu uma inédita portaria concedendo vantagem ao Sampaio Correa, quando o regulamento, e todos os outros campeonatos anteriores, sempre foi concedida aos primeiros colocados em cada grupo e sem a necessidade alguma de portaria com vários “considerandos” para se justificar. É tentar justificar o injustificável.

A intenção da FMF foi beneficar a equipe do Sampaio Correa? Ou prejudicar o Moto Club? O que se constatou agora é que a bagunça foi criada pela Federação e isso mancha o histórico do seu presidente.

O escândalo está escancarado com a revelação dessa informação do próprio site da Federação Maranhense de Futebol, e a Federação tentar ir contra seus próprios atos revela que interesses não é a normalidade do campeonato, mas outros interesses.

2 thoughts on “O escândalo do futebol maranhense

  1. Na taça rio (2º turno) do campeonato carioca desse ano o vasco levou vantagem do empate sobre o flamengo na semifinal, mesmo o flamengo tendo campanha melhor do que o vasco. Flamengo ficou em 2º no grupo A com 12 pontos e com saldo de 8 gols. Vasco ficou em 1º no grupo B também com 12 pontos e saldo de 4 gols.

    1. Antônio Carlos, você está dizendo exatamente o que tem que ser feito. O 1º colocado tem a vantagem sobre o 2º, independente do número de pontos. A FMF fala em índice técnico, e não em número de pontos conquistados. Entendo que tem melhor índice técnico é quem ficou em 1º lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *