Semapa vai ampliar o apoio as ações do Programa de Aquisição de Alimentos

O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues e técnicos da Semapa, participaram na manhã desta quinta-feira (26), na Associação de Moradores e Produtores Rurais de Matinha-Maracanã, da solenidade de assinatura de Termo de Compromisso de Beneficiário Fornecedor do Programa de Aquisição de Alimentos, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) e, que conta com a assistência técnica da Semapa e parceria da Secretaria de Agricultura Familiar.
Durante o evento, que contou com as presenças do vice-prefeito Júlio Pinheiro, de produtores e moradores da zona rural de São Luís, lideranças políticas, e técnicos da três secretarias envolvidas, cento e setenta e oito produtores familiares assinaram o termo em que se comprometem a entregar à Prefeitura, produtos de boa qualidade, produzidos por eles, e, em conformidade com todas as normas e exigências do programa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA), a prefeitura de São Luís, dispõe de recursos da ordem de um milhão de reais para comprar direto desses produtores, semanalmente, alimentos que integram uma lista de trinta e nove itens de hortifrutigranjeiros de origem vegetal e animal (mel, frango e carne suína). Esses alimentos serão doados a famílias carentes cadastradas e acompanhadas nos vinte Centros de Referência Social (CRAS). Um programa que segundo a Coordenadora, Fernanda Buzar, beneficiou, em 2016, quarenta mil pessoas, além de trezentos produtores.
“A primeira etapa do programa é a assinatura do Termo de Compromisso de Beneficiário Fornecedor do Programa de Aquisição de Alimentos. A segunda etapa é o recebimento dos cartões e a terceira é a compra dos alimentos. Esse programa tem a modalidade de doação simultânea onde a Prefeitura compra os alimentos direto do produtor e entrega, lá na ponta, através dos CRAS beneficiando quem mais precisa e fomentando os pequenos negócios no campo”, explicou a secretaria da SEMSA, Fátima Ribeiro.
Na ocasião, o secretário Ivaldo Rodrigues, reafirmou o compromisso da Semapa de dar todo o suporte possível para aprimorar e fortalecer o PAA. Também anunciou que a Unidade Produtora de Mudas de Hortaliças, mantida pela Semapa, vai contribuir ainda mais para aumentar a produção na zona rural. “Nós estamos incrementando a nossa produção de mudas para que a partir do ano que vem a gente faça, além da doação de sementes, a doação também de mudas. O que será muito positivo visto que, em algumas culturas, o cultivo de mudas exige aparatos técnicos que, muitas vezes, o pequeno produtor não tem. E isso amplia a quantidade e melhora a qualidade dos alimentos produzidos”, destacou Ivaldo Rodrigues.
O melhor programa da gestão Edivaldo, tanto que foi premiado pelo SEBRAE como Prefeito empreendedor, justamente por conta dele.
Eu acho sensacional essa preocupação em investir no nosso setor agrário, no campo! Afinal, é de la que podemos colher nosso alimento o que ajuda muito tambem na produção de mais produtos que possam ser exportados gerando um maior lucro e ajudando no crescimento de muitas familias que lá moram! um leque de oportunidades!