Sinfra interdita Parquinho da Lagoa após acidentes com crianças

parquinholagoadajansenInaugurado no último sábado (25), pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o Parquinho da Lagoa já foi interditado parcialmente. Após ocorrer dois acidentes com crianças em um dos brinquedos da nova estrutura da Lagoa da Jansen, a secretaria de Infraestrutura assumiu a responsabilidade e decidiu interromper o uso do equipamento, além de acionar a empresa responsável para fazer as devidas correções.

Isso ocorre, pois pais de crianças fizeram um alerta e denunciaram o perigo do novo brinquedo instalado no Parquinho infantil da Lagoa da Jansen em São Luís. Uma das crianças de 5 anos teve um corte no peito do pé e foi levado com urgência pra UDI. Outra criança teve um corte profundo no tornozelo.

Ao ser inaugurado no último sábado (25), o governador disse que o Parquinho da Lagoa “é o primeiro espaço público deste porte no Maranhão com equipamentos de acessibilidade. O parquinho construído no local possui brinquedos adaptados para as crianças com deficiência física. Somado aos demais itens de entretenimento, este diferencial faz da praça o maior complexo de lazer com a promoção de inclusão social”.

Dos oito brinquedos instalados no parquinho, dois são adaptados e podem ser usados por qualquer criança – um balanço e um carrossel. Dessa forma, as crianças socializam e têm respeitadas suas peculiaridades. A construção de uma rampa garante que o balanço seja acessível tornando possível a entrada da cadeira de rodas. A entrada no carrossel também é facilitada por uma rampa e possibilita ao cadeirante subir no brinquedo e colocá-lo em movimento sem auxílio de outras pessoas. Duas mesas de ping pong instaladas na praça são outro atrativo para diversão das crianças. Nos equipamentos adaptados a criança cadeirante tem autonomia para brincar.

No entanto, parece ter faltado um pouco de atenção na instalação dos equipamentos. Confira a nota na íntegra:

NOTA

Sobre acidente com criança em brinquedo na praça da Lagoa, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) esclarece que:

  1. o brinquedo foi montado pela empresa fornecedora, que dispõe de todos os certificados exigidos pelo Inmetro.
  1. realizou imediata interdição do brinquedo e está adotando todas as providências necessárias para a correção do erro.
  1. lamenta o episódio ao tempo em que trabalha para evitar repetição de ocorrências desta natureza.

São Luís, 29 de junho de 2016.

Secretaria de Estado da Infraestrutura

1 thought on “Sinfra interdita Parquinho da Lagoa após acidentes com crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *