Governo aumenta efetivo policial em pontos turísticos da Grande Ilha

A segurança na Região Metropolitana de São Luís tem sido reforçada com ações de policiamento nas ruas, nos pontos turísticos e praias. A iniciativa, além de garantir mais tranquilidade aos moradores locais, proporciona segurança a quem visita as cidades da Grande Ilha.

“O ano de 2023 iniciou com saldo positivo, com os quatro primeiros dias do ano sem homicídios na Região Metropolitana de São Luís e com redução nos índices de criminalidade. As operações com as viaturas, incursões nos bairros, além da operação catraca seguem normalmente reforçando a segurança dos maranhenses. O policiamento foi reforçado na orla marítima e área da Praia Grande, locais de maior concentração turística em virtude do período de férias, o que aumenta a segurança da população e visitantes da cidade”, destacou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Emerson Bezerra.

O reforço no patrulhamento e na realização de ações preventivas é uma medida do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), executados pela PMMA e o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar).

Como forma de garantir a segurança da população local e de turistas, as operações de segurança estão sendo intensificadas, neste mês de janeiro, mas seguem o ano todo. A Operação Férias Segura, por exemplo, consiste no policiamento na orla marítima, do Espigão Costeiro, na área da Ponta d’Areia à São José Ribamar, com foco em garantir segurança dos frequentadores durante o período de férias.

As pessoas que frequentam as praias podem contar ainda com a atuação das equipes do BBMar atuando, de forma preventiva, contra acidentes e afogamentos. O grupamento ainda realiza ações de abordagens e de resgates.

A Cidade de São Luís atrai turistas de todo o mundo que procuram as belezas naturais, as riquezas arquitetônicas e históricas existentes na capital maranhense e, em tais pontos, o Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur) desenvolve policiamento ostensivo de diversas modalidades. As equipes atuam a pé, de motocicletas e carros em locais como as praias, Centro Histórico de São Luís e outros pontos que atraem grande público.

Outra importante iniciativa é feita pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário (BPRv), que atua na realização de barreiras de redução de velocidade em toda ilha e com blitz da Lei Seca que visa os condutores que fazem uso de bebida alcoólica, evitando acidente e preservando vidas nas vias da Região Metropolitana.

Reforçar a segurança em pontos estratégicos da cidade é a missão dos policiais que integram a Operação Malha Metropolitana, que consiste, justamente, no posicionamento de mais de 20 viaturas em pontos estratégicos nas avenidas de grande circulação da cidade, tendo a população sempre nas proximidades uma guarnição da Polícia Militar, reforçando assim o policiamento nessas áreas.

“A Polícia Militar do Maranhão tem desenvolvido diversas operações na Região Metropolitana de São Luís, o que tem refletido na queda de vários índices de criminalidade. As ações são desenvolvidas pelos comandos da instituição por meio de suas unidades de Policiamento Metropolitano, Especializado, Missões Especiais e Comunitário”, pontuou o coronel Emerson Bezerra.

Pré-Carnaval

O Carnaval de São Luís tem uma peculiaridade que é iniciar as atividades no primeiro dia do ano no bairro da Madre Deus. Dessa forma, em todos os domingos, são realizadas festas de pré-carnaval e a Polícia Militar está com a Operação Pré-Carnaval, intensificando o policiamento com viaturas e motocicletas, além do policiamento ostensivo na modalidade a pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *