João Alberto é acusado de violar regra e monta supergabinete no Senado Federal

joaoalbertoUm levantamento feito pelo Congresso em Foco aponta que existe uma farra de nomeações no Senado Federal. De acordo com o periódico, existem 3 mil funcionários nomeados em gabinetes ou escritórios de representação dos senadores, média de 37 por parlamentar. Entre os campeões da farra de nomeações, está o maranhense João Alberto (PMDB), ele mantém 76 assessores. O número é bem superior ao de Reguffe (sem partido-DF), que possui apenas 9 servidores e até do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), que dispõe de 71 servidores.

Pelas regras da Casa, cada senador pode manter até 55 cargos de confiança, desde que a remuneração total não ultrapasse os R$ 70 mil mensais. Ele pode escolher: distribuir salários mais elevados a poucos servidores, ou contratar muitos assessores com menor remuneração.

Na prática, porém, alguns parlamentares extrapolam os limites impostos pelo regimento interno e inflam suas equipes com base em brechas que permitem novas contratações àqueles que ocupam cargos na Mesa Diretora ou fazem parte de blocos ou lideranças partidárias.

Os campeões de extrapolar o número de nomeações são os senadores: Hélio José (PMDB-DF) com 86, Elmano Férrer (PTB-PI) com 80 e em terceiro lugar, com 76 assessores, aparece o senador João Alberto Souza. Medalha de bronze na disputa pela maior equipe do Parlamento, o senador do Maranhão nomeou apenas quatro servidores de carreira do Senado para sua equipe de 49 assessores no gabinete em Brasília. Todos os outros, inclusive aqueles que trabalham no Maranhão, são comissionados. A assessoria do peemedebista afirmou que a formação de sua equipe “está dentro do regulamento do Senado”.

Entre os que possuem menos servidores estão os senadores pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque (PPS) que emprega 23 servidores e, assim como Reguffe (9 servidores), dispensa escritório fora do Congresso. Os dados são de levantamento da Revista Congresso em Foco com base nos registros do portal da Transparência do Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *