Prefeitura realizará operações para fiscalizar condições de acessibilidade em vias

A Prefeitura de São Luís vai realizar operações de fiscalização em vários pontos da cidade a fim de averiguar as condições de acessibilidade das vias. A ação, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), foi anunciada na manhã desta segunda-feira (23) durante entrevista coletiva realizada no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). Estiveram presentes na ocasião o titular da Semurh, Diogo Lima; o juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins; e o promotor Ronald Pinheiro.

A ação compõe a política pública desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo para oferecer mais acessibilidade às pessoas com deficiência. A Blitz da Acessibilidade é parte do conjunto de ações acordados entre a Prefeitura de São Luís e o Ministério Público com o objetivo de tornar as ruas da cidade acessíveis às pessoas com deficiência no prazo máximo de dez anos. Os padrões de acessibilidade para as ruas e avenidas da capital maranhense deverão ser os fixados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“O prefeito Edivaldo está comprometido com o atendimento a esta demanda, que é de uma significativa parcela da população de São Luís e vai ajudar a proporcionar cidadania e avançar na garantia efetiva dos direitos das pessoas com deficiência“, afirmou o titular da Semurh, Diogo Lima.

O secretário explicou ainda que, a princípios, as fiscalizações terão finalidade educativa e foco nas adequações de calçadas e rampas. As fiscalizações da Blitz da Acessibilidade serão feitas por uma equipe especializada, a bordo de uma unidade móvel especialmente destacada para as operações.

ADEQUAÇÕES

Segundo adiantou a coordenadora da Blitz da Acessibilidade, Ivete Pinheiro Nagai, as primeiras atividades da equipe terão por objetivo conscientizar sobre a importância do tema, por meio de uma carta informando acerca da existência de determinação judicial sobre acessibilidade em passeios públicos. No documento,o proprietário do imóvel – caso seja necessário – será solicitado a adequar a calçada de sua propriedade e responsabilidade no prazo de 90 dias a contar do recebimento da notificação, em consonância com a Lei 4.590/2006 (Lei dos Muros e Calçadas).

O documento também define como as calçadas devem ser construídas: Os passeios devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática (podendo ser utilizado cimento), executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres. A altura das calçadas pode ser de até quinze centímetros. Caso seja colocado qualquer obstáculo na calçada (árvores, lixeiras, rampas, escadas), deve ser observada a largura livre mínima de 1,20m que viabilize a passagem de cadeirantes. As rampas para acesso de veículos devem ter inclinação máxima de 20%, conforme as normas técnicas daABNT.

A notificação serve como licença para execução de obra de adaptação de passeio público e poderá ser apresentada em caso de fiscalização. A prefeitura também vai adquirir rampas, além de promover medidas de estímulo à utilização de piso tátil em empreendimentos. “Começaremos nossas blitzen pelas avenidas de grande fluxo, que servirão de parâmetros para adequarmos nossos controles em logradouros, rampas, praças, imóveis e pavimentações das vias”, afirmou Diogo Lima.

7 thoughts on “Prefeitura realizará operações para fiscalizar condições de acessibilidade em vias

  1. Finalmente estão respeitando a questão da acessibilidade, como cadeirante fico extremamente feliz em ver que temos perspectiva de dias melhores.

  2. imagino o quanto deve ser difícil andar pela cidade que não tem uma adaptação em acessibilidade. vamos cumprir a lei e garantir o direito de ir e vir a todos. ação importantíssima

  3. As pessoas de deficiência física sofrem muito para se deslocar em São Luís. Essa cidade foi crescendo de maneira desproporcional e o mínimo que pode ser feito em respeito a essas pessoas e realizando essas intervenções mesmo. Gostei da atitude.

  4. Que boa notícia. A luta dos deficiêntes físicos por acessibilidade é constante. As dificuldades são muitas e essa com certeza é uma grande vitória. A prefeitura e os demais órgãos estão tendo essa sensibilidade de perceber e incluir essas mudanças em suas pautas.

  5. Muito importante um acordo dessa natureza. E uma sinalizacao muito positiva por parte da prefeitura em se mostrar empenhada em resolver um tema tao relevante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *