Othelino destaca transferência de pacientes do Socorrão I para a Santa Casa

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) destacou, na sessão desta segunda-feira (02), a transferência de todos os pacientes do Socorrão I – que estavam em macas e nos corredores – para a Santa Casa. “É claro que isso deveria ter acontecido há muito tempo, mas nem por isso nós deveremos ou poderíamos deixar de fazer referência a este avanço que humaniza mais o atendimento no Socorrão I”, disse o parlamentar.

Othelino destacou que essa transferência está acontecendo desde o final de semana. Segundo o deputado, isso só foi possível por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Luís e a Santa Casa com a aquisição de 60 leitos, que estão sendo utilizados não só para casos de urgência e emergência, mas para pacientes clínicos crônicos, que precisam ainda de cuidados.

“Não é apenas um ganho no aspecto de humanizar o atendimento, de fazer com que o paciente que precise do atendimento do Socorrão fique bem acomodado, melhor assistido, mas também vai permitir, ao passo em que resolve o problema da superlotação, que comprometia, no geral, a qualidade do atendimento, que o Socorrão cumpra mais sua finalidade específica que é o atendimento de urgência e emergência”, enfatizou Othelino Neto.

Segundo o deputado, o Socorrão I – que tem uma grande demanda – vai se tornar um hospital mais humanizado e irá qualificar o seu atendimento, além de possibilitar mais conforto aos pacientes. “É um avanço que merece o registro porque são dezenas de pessoas que ficavam numa situação difícil. Além de já estarem doentes, ainda ficavam mal acomodadas. E agora passaram a ficar num leito de hospital e também mais bem assistidos pelas equipes médicas”, comentou.

Transferência

Na tribuna, Othelino destacou também que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi pessoalmente acompanhar a transferência dos pacientes, acompanhado da secretária Helena Duailibe, a quem ele fez referências, durante o pronunciamento, pelo trabalho que, apesar das graves dificuldades financeiras, ela tem conseguido desenvolver no sentido de melhorar o atendimento público no município de São Luís.

“Evidentemente que ainda precisaria avançar mais para que o atendimento ficasse do jeito que a população espera, mas são com essas conquistas, firmando um convênio com a Santa Casa, pois há mais de um ano que o segundo andar já não tinha mais pacientes no corredor, que esse quadro vai mudando. Isso foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado que cedeu uma parte da Maternidade Benedito Leite para acomodação da pediatria que antes ficava no Socorrão I”, disse.

Segundo o deputado, são parcerias que permitem com que problemas graves, crônicos, sejam resolvidos. “Essa é a nova realidade da cidade de São Luís, que outrora era abandonada pelo governo do Estado, mas que agora tem a parceria do Executivo e o esforço, cada vez maior, apesar das limitações financeiras, do prefeito para ir corrigindo essas distorções e construindo assim um sistema de saúde pública que possa atender com qualidade e com equipes médicas que agora poderão se dedicar mais à urgência e emergência”, concluiu.

2 thoughts on “Othelino destaca transferência de pacientes do Socorrão I para a Santa Casa

  1. Já vi muita gente dizendo que isso não é nada ou que não é mais que a obrigação da prefeitura, porém, só quem já ficou jogado em um corredor de hospital, sabe o quanto é importante essa ação, pelo mais simples que essa atitude seja, ela já consegue proporcionar aos pacientes um sentimento de segurança, de não estarem abandonados no momento da enfermidade, pois percebem que estão recebendo um tratamento mais digno.

  2. É certo que ainda precisa melhorar muito, mas esse gesto já representa um grande avanço para o bom funcionamento do sistem de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *