Honorato Fernandes propõe frente de combate às causas da violência

Lamentando o estado de violência pelo qual a cidade de São Luís passa hoje, sem deixar, no entanto, de elogiar a política de segurança do Governo do Estado, o vereador Honorato Fernandes (PT) sugeriu a formação de uma frente de combate às causas da violência, durante pronunciamento realizado, nesta segunda-feira (23), na Câmara Municipal.

Iniciando o pronunciamento, o vereador se solidarizou com as camadas populares, as mais afetadas com o estado de insegurança que tem assombrado a cidade de São Luís nos últimos dias e que há tempos já sofre com a violência da negação de direitos, segundo o parlamentar.

“Quero falar com o povo da minha cidade que tem sofrido com a violência, principalmente o mais humilde, que têm sido violentado há anos com a falta de ações na área de educação e saúde, por exemplo. Negação de direitos, cujos desdobramentos resultam no cenário que está posto no sistema prisional, formado por maioria pobre e negra”, ressaltou o parlamentar.

O tema da violência é frequentemente pautado pelo vereador Honorato, o qual acredita que a negação dos direitos essenciais, sobretudo à educação é causa principal da violência. Para o parlamentar a negação de direitos gera uma sociedade excluída, que sem oportunidade, acaba formando o perfil da violência.

Dando sequência, Honorato elogiou a atenção que o parlamento municipal tem dado ao problema da violência, propondo debates e apontando soluções.

“Esta Casa tem feito um papel importante, porque tem discutido e apresentado propostas de combate à violência”, afirmou o vereador, que ainda elogiou a forte política de repressão ao crime que o Governo do Estado vem exercendo, causa principal dos ataques de violência que a cidade vem passando.

“Precisamos entender qual a causa desse estado de insegurança. Será que é por que lá no presídio o povo precisou começar a andar fardado? Ou por que a alimentação já não entra mais de qualquer jeito como entrava antes? Ou por que os detectores de metais começaram a ser implantados no sistema prisional? O fato é que a gente observa hoje uma nova postura do Governo do Estado com relação ao enfrentamento da violência”, afirmou. Finalizando o pronunciamento, Honorato sugeriu que um projeto de combate às causas da violência fosse elaborado. Uma luta, cujos protagonistas devem ser todos os atores sociais, não apenas o poder público, segundo o vereador.

“Quero também sugerir e me colocar a disposição para a elaboração de um projeto de combate às causas da violência. Precisamos articular, juntamente com a Prefeitura, nos 30 bairros mais violentos de São Luís, medidas que vão da melhoria do sistema de iluminação à quantidade de viaturas nas ruas, das escolas em pleno funcionamento à eficiência das medidas socioeducativas. Precisamos, enquanto sociedade fazer esse enfrentamento em conjunto, pois este não é um problema meramente do governador Flávio Dino ou do prefeito“, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *