PSDB e Eliziane Gama: juntos podem chegar a vitória pela Prefeitura de São Luís

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) é a única que lidera as pesquisas para Prefeitura de São Luís, desde 2014. Apesar dos vários ataques sofridos do Palácio de La Ravardiere, a parlamentar se manteve no primeiro lugar, mas é óbvio que houve desgaste natural e uma queda no percentual da preferência. No entanto, ela ainda é a favorita, mas para isso se confirmar é necessário uma aliança partidária forte, por isso o PSDB ocupa no momento um papel de peça fundamental para a eleição de Eliziane.

O PSDB oferece algo semelhante o que PMDB e PT possuem – o tempo de Tv e rádio – mas estes já estão certos que não vão participar da aliança com Eliziane Gama. Os tucanos dispõe do maior tempo disponível dentre aquelas legendas que a deputada federal pode aglutinar em torno de sua candidatura.

Existe outro fator primordial na aliança entre o PSDB e Eliziane: a disputa presidencial em 2018. Com o país dividido entre os que querem o impeachment e os que consideram golpe o afastamento de Dilma, as eleições nas capitais estaduais vão ser prévias de uma disputa acirrada pelo controle do país daqui dois anos. Diante desse cenário, Eliziane pode representar os que defendem a troca do governo PT (que já governa 14 anos o Brasil) e Edivaldo Holanda Júnior (PDT) que simboliza a manutenção dos petistas no Governo Federal.

Garantir o apoio do PSDB é também garantir uma “gleba” de políticos com maior densidade eleitoral no estado, além de possuir a maior bancada na Câmara Municipal de São Luís (4 vereadores). Somando a força de João Castelo (ex-prefeito), Neto Evangelista (secretário de Desenvolvimento Social e deputado estadual licenciado), Sérgio Frota (ex-vereador e deputado estadual) e Pinto Itamaraty (ex-vereador,  ex-deputado federal e presidente do diretório municipal), Eliziane teria importantes lideranças da capital engajadas na sua eleição.

No entanto é necessário garantir que todos estejam unidos em torno do projeto da Prefeitura de São Luís e não só acertar com um desses personagens políticos. O PSDB tem de ir fechado e esse será um desafio de Eliziane, mostrar que ela precisa do partido como um todo e não de alguns nomes. Os tucanos também devem vislumbrar na candidatura da parlamentar, a oportunidade de sedimentar a conquista para uma vitória ainda maior em 2018.

PSDB e Eliziane Gama, o caminho está aberto, falta a pavimentação para consolidação de uma importante aliança rumo a vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *