Seis deputados estaduais trocam de partidos e fortalecem PCdoB, PSB, SDD e PRP

psbnovosAinda falta um dia para o fechamento da janela para troca partidária de deputados estaduais, mas muitos já se anteciparam e processaram as mudanças. Além de Rogério Cafeteira que saiu do PSC e foi para o PSB e César Pires que ingressou no PEN, mais seis parlamentares estão de casa nova na política. Fábio Braga e Ricardo Rios foram para o Solidariedade, deixando para trás PTdoB e PEN, respectivamente. Ana do Gás e Francisca Primo foram para o PCdoB, elas eram do PRB e PT, respectivamente. Édson Araújo saiu do PSL e ingressou no PSB. Max Barros deixou o PMDB e agora está no PRP.

Com exceção de Max Barros, todas as outras trocas foram feitas segundo orientação do Palácio dos Leões que visa fortalecer os partidos mais fiéis a sua base partidária.

Diante das novas trocas, o PCdoB passou a ser o partido com mais parlamentares ao lado do PDT – cada um possui 5 – quebrando assim a hegemonia de Weverton Rocha na Assembleia Legislativa. O PSB também ganhou força e agora pulou de 1 para 3 representantes no parlamento estadual.

fabiobragaricardoriossdO Solidariedade que tem pouca expressividade no Maranhão também deu um salto, passou de apenas um representante para três membros na ALMA.

De quebra, o governador Flávio Dino (PCdoB), enfraqueceu o PSC, PSL, PRB, PEN e PT, que ele acredita que não são partidos confiáveis para uma possível reeleição em 2018. Apresentado este cenário é possível compreender que apenas com PCdoB, PDT, PSB e SDD, o governo terá 16 parlamentares, o suficiente para fazer um bloco forte, caso seja necessário novas reformulações.

No último dia de troca da janela partidária, muitos deputados ainda devem optar por um novo abrigo. Entre eles estão: Wellington quer sair do PPS, mas ainda está sem destino; Léo Cunha também deseja deixar o PSC; Levi Pontes deve sair do SDD e namora com PSB e PCdoB; especula-se também sobre uma possível saída de Rigo Teles do PV e Paulo Neto do PSDC.

AvXWgFI7xi-cilKkocpPlrbzqamcVFfSR2niHCeHBrOkAgora os maiores partidos na Assembleia Legislativa:

PDT e PCdoB com 5 deputados

PV com 4 deputados

PMDB, DEM, PSB e SDD com 3 deputados

Ainda possui representantes: PR (2), PSD, PHS, PEN, PTC, PMN, PSL, PRB, PSC, PRP, PSDC, PSDB, PROS, PPS e PT.

Os que mais perderam foram PSL e PRB que passaram de 3 para 1 representante cada um. O PP que deixou de ter um membro no parlamento estadual e o PT que foi reduzido a Zé Inácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *