Honorato Fernandes aponta deficiências nas áreas de saúde e educação, durante audiência sobre Lei de Responsabilidade Fiscal

A Câmara Municipal de São Luís realizou, na terça-feira (01), audiência pública para tratar da Lei de Responsabilidade Fiscal.Na ocasião,utilizando a tribuna da Casa, o vereador Honorato Fernandes (PT)apontou deficiências nas áreas de saúde e educação e reiterou cobrançasfeitas no dia anterior, quanto ao processo de licitação do transporte público.
Na audiência, representantes do Executivo Municipal se fizeram presentes, dentre eles, a secretária municipal de saúde, Helena Duailibe e o secretário de Governo Lula Fylho.
Mesmo integrando da base do governo na Câmara Municipal, Honorato não poupou críticas ao apontar deficiências na área de saúde, como a precariedade do atendimento da Central de Marcação de Consultas. No entanto, elogiou a forma como a secretária Helena Duailibetem administrado a pasta.
“Não posso deixar de registrar que nesse intervalo de três anos, nós, da Câmara Municipal, mas em especial o Governo Municipal, poderíamos ter feito muito mais. Digo isto, porque já estive com a senhora, secretária Helena, ressaltando a necessidade de melhoria do atendimento da Central de Marcação de Consultas. Sou consciente de que, diante dos números que temos, esta é uma missão complicada. Mas, a senhora tem mostrado competência na condução da pasta”, afirmou o vereador,
Os baixos indicadores no setor da educação também foram destacados por Honorato, que em contrapartida ressaltouo apoio do Legislativo Municipal nos projetos voltados para a área.
“Na área da educação, também estamos deixando a desejar. Muitas vezes nos preocupamos mais na busca por culpados e não em soluções. Nossos indicadores estão realmente ruins. A avaliação do sistema de ensino da rede municipal precisa sim melhorar e tem contado com o apoio da Câmara em todos os projetos que visam a melhoria do setor. Faço estas críticas, porque, mesmo ainda sendo da base de governo do prefeito Edivaldo, não posso deixar de fazê-las,sempre que for preciso”, destacou Honorato.
Quanto ao processo de licitação do transporte público, tema pautado no dia anterior, durante pronunciamento feito na Casa Legislativa, o vereador, dirigindo-se ao secretário de governo Lula Fylho, reiterou a cobrança de publicação para consulta pública do edital do processo de licitação.
“Nós estamos com a responsabilidade, secretário Lula. Porque, se nós errarmos, estaremos condenando a cidade de São Luís a mais trinta anos do mesmo sistema que nós temos combatido. Essa é uma preocupação que levo a Vossa Excelência e reitero aqui a cobrança feita na audiência pública: bote o edital do processo de licitação para consulta pública, para que a população possa dar a ultima opinião. Ouça a população antes de chegar a versão final desse edital”, finalizou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *