DCE da UFMA diz que aumento da passagem de ônibus “é um crime contra a população”

Uma das principais entidades de representação estudantil de São Luís, o DCE da UFMA, se manifestou sobre o aumento de 11% concedido pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) na última quarta-feira (23), na passagem de ônibus.

Confira na íntegra a nota:

O DCE 17 de Setembro, Gestão “Unindo Vozes Consolidando Ideias”, vem se manifestar contra o aumento abusivo das tarifas implantadas pela prefeitura municipal de São Luís através do secretario municipal de Transito e Transporte Canindé Barros! O DCE 17 de Setembro sempre foi protagonista na defesa por um transporte público de qualidade, desde 1979 quando lutou ao lado da população pela a conquista da meia-passagem estudantil. Por isso não estamos somente contra o aumento, mas contra o sucateamento do transporte urbano que se prolonga nos últimos anos pelo os seguintes pontos:

1. O aumento é extremamente abusivo, pois os valores fogem dos padrões de qualidade especificados e exigidos pela a SMTT sobre as empresas do transporte coletivo.

2. A Secretária Municipal de Trânsito e Transporte – SMTT, antes de se preocupar com o falso “prejuízo” dos empresários, DEVERIA COMBATER a péssima qualidade e a falta de renovação da frota que em muitos casos já ultrapassam o prazo estabelecido em muitas capitais, pois aqui em São Luís é fácil encontra ônibus circulando com 10 ou até 15 anos de uso, ocasionando desconfortos, além dos inúmeros transtornos causados aos passageiros e ao trânsito por problema mecânicos devido ao péssimo estado de conservação, aumentando ainda mais o já caótico trânsito com inúmeros engarrafamentos e sacrificando o usuário do sistema público de Transporte.

3. Aumento das tarifas sem melhora na qualidade do serviço prestado, é um crime contra a população, e não pode acontecer sem justificativa.

4. Em São Luís não se discute Transporte Público, não consultam as Associações de Moradores dos bairros, não se preocupam com as necessidades dos bairros, das linhas, dos trajetos e percursos tradicionais usados por pedestres e condutores.

5. Os empresários tomam de conta do Transporte Público Municipal, ao invés de seguirem as exigências da SMTT, pelo contrário, são eles que tem feitos exigências a ela, impondo como devem atuar, um fato muito comum é a falta do cumprimento das especificações dos horários, tanto no início, como no encerramento das linhas, prejudicando milhares de trabalhadores e estudantes que precisam chegar no horário em seus compromissos e retornar para as suas casas, principalmente no final do dia e no horário da noite. O Procon precisou intervir para exigir que os elevadores para cadeirantes estivessem todos operando, o que antes dessa intervenção era bastante raro ver os mesmos funcionar, ou por falta de perícia do operador (motorista e/ou cobrador) ou mesmo pela falta de conservação e mesmo a instalação destes nos ônibus que circulam na cidade.

6. Falta de um plano de mobilidade urbana claro, definido com a participação da População e da Sociedade Civil Organizada, onde se discuta os anseios, e que contemple qualidade e custo benefício, não audiências públicas fantasmas ou de última hora só para oficializar os aumentos.

7. O governador Flávio Dino poderia reduzir os impostos que oneram o setor do Transporte Público dos Municípios da Região Metropolitana, pois além do aumento da tarifa no transporte da cidade de São Luís, também teremos aumentos nas tarifas das linhas da grande ilha, ou seja nas linhas do Transporte Público Intermunicipal, pois a passagem será a mais cara da grande São Luís, o que acarretará num grave crime contra o direito de ir e vim da população mais carente, do trabalhador, do Estudante e principalmente da população dos bairros mais afastados que geralmente são das cidades de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar que foram contemplado com 10 ônibus adquiridos pelo Governo do Estado e um aumento dado com aval pelo governador para a população.

Por isso convocamos você estudante, trabalhador para se unir conosco para que possamos garantir de fato um Transporte Público e de qualidade para a população ludovicense!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *