Batista Matos: os golias de cada dia

Comunicação é um setor estratégico de qualquer órgão, entidade ou representação de uma pessoa física, afinal a comunicação faz parte do ser humano, se processa a todo instante e em qualquer lugar. Uma comunicação eficaz e hábil é a chave do sucesso para qualquer atividade profissional ou organizacional. E foi isso que o secretário Batista Matos passou a desenvolver na Secretaria Municipal de Comunicação de São Luís.

É necessário avaliar os números da gestão Edivaldo Holanda Júnior (PDT) antes do dia 5 de janeiro, a evolução e os que são apontados na presente data. O prefeito reduziu quase pela metade a desaprovação de sua administração. Obviamente isso se deve as próprias ações da prefeitura, a parceria com o governador Flávio Dino (PCdoB) e a volta do prefeito as ruas. Esse desse conjunto que resultou a melhora significativa de Edivaldo, como demonstrado em todas as pesquisas até aqui publicadas.

As condições foram criadas para a visível e inquestionável melhora. Reconheça-se o comando do próprio Edivaldo e o trabalho de todos os seus secretários, da Saúde, passando pela SMTT, Urbanismo, Obras e Social. Agora, o pacote dessas ações, precisou do trabalho estratégico da Comunicação, que é quem tem a responsabilidade de divulgar para a população o que está sendo feito de um canto ao outro da cidade.

Seria impossível haver uma melhora substancial dos números se a comunicação não estivesse funcionando. E isso, embora neguem, ou propositadamente não queiram ver devidos os seus interesses, é fruto do trabalho sim de Batista Matos e sua equipe. As peças publicitárias, como as placas distribuídas pelas avenidas da cidade, a valorização dos profissionais que hoje estão em um ambiente digno para desenvolverem suas ações institucionais, o “Todos por São Luís”, Edivaldo nas redes sociais e outras ações da prefeitura em vários canais midiáticos; tudo isso contribuiu para fertilizar a mente da população e perceber que está havendo trabalho e melhorias. Nunca mais se ouviu alguém dizer que o prefeito está sumido.

Batista Matos com apoio de toda equipe da SECOM deu um novo gás a Comunicação de São Luís. Político de bom trânsito, o secretário rompeu barreiras como dialogar com veículos que faziam oposição ferrenha ao prefeito. Diga-se TV Mirante, que tem 80% da mídia televisiva numa cidade que o povo assiste muita televisão. De forma habilidosa, mantendo o serviço de publicidade que já existia, Batista ainda conseguiu agregar a redução da pancadaria e incluiu algumas pautas positivas da gestão no jornalismo mirantiano. Exemplo recente, a cobertura do veículo a Feira do Livro e ao “Todos por São Luís” na semana passada. Foram matérias quase que diárias.

Porém todo este trabalho e reconhecimento que é feito por muitos, inclusive pelo prefeito, desperta a inveja de forma surpreendente de aliados. Profissionais do ramo da comunicação que estão alinhados a gestão municipal promovem uma “guerra” contra Batista Matos por quererem ocupar o lugar dele, afinal foram acostumados a ter esses postos ao longo das últimas décadas, seja no Palácio La Ravardiere ou na Assembleia Legislativa. Dois deles disseram ainda em dezembro quando o nome de Batista foi anunciado: “Quem é Batista Matos pra ser secretário? Não vamos aceitar”. De fato, não aceitaram até hoje, mas tiveram de engolir. O último ataque, alegam salarios atrasados. Mas que salários? A prefeitura paga campanhas e isso é o certo. É lei. Salário se paga aos respectivos profissionais da Secom. Ah, mas o pagamento da campanha atrasou. Sim, o que não está atrasando neste país diante dessa crise!?

Mas pra essa turma, vale o meu pirão primeiro. O resto (investimento em saúde, educação e etc) que se dane. E o mais incrível disso tudo, é que a cada ação contraria ao secretário, essa turma ganha a vergonha de outros profissionais. Liguei pra ele, perguntei o que achou do ataque sofrido nos últimos dias por esses ‘aliados’. Disse que não queria falar, mas fez questão de dizer uma frase com referências bíblicas. “São os meus golias de cada dia. Imagine a história de Davi sem o golias que ele enfrentou. Servem de escada na vida. Mas vamos em frente, estamos fazendo uma grande obra e não podemos parar”. Ele está certo!

Nessa batalha de enfrentamento a Batista Matos, dois grupos se unem: os aliados e os oposicionistas. E são os ditos “aliados”, os responsáveis por fornecer combustível aos adversários do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Querer expor e fragilizar a Comunicação de São Luís como tentaram nos últimos dias não atinge o secretário, mas sim o comandante da máquina administrativa, além dos próprios profissionais de comunicação que são colocados em xeque quanto sua credibilidade e postura ética e moral. Ouso dizer. Cunha Santos foi usado. Ele não merecia isso.

Os ditos aliados do prefeito Edivaldo erraram feio ao provocar essa guerra. Já os adversários só aproveitam a crise para tentarem manter o clima de “terra arrasada”. Mas felizmente, a caravana passa!

5 thoughts on “Batista Matos: os golias de cada dia

  1. ¨Quem não se comunica se trumbica!!!¨ Já dizia o Chacrinha… A comunicação é a responsável por reproduzir a imagem das pessoas e das organizações para a sociedade, e quando tem um bom estrategista da Comunicação a frente dessa comunicação, como é o caso de Batista Matos a frente da SECOM, conseguimos perceber a importância da comunicação para qualquer atividade pública ou privada. Parabéns ao Secretário!

  2. Pode ter certeza que esses factóides irão ficar mais constantes a cada dia que se aproximar mais das eleições municipais, mas o povo está vacinado, está vendo que a prefeitura realmente está trabalhando, não irá dar crédito a essas mentiras.

  3. Ótimo texto e ótima análise! Não se pode deixar sem defesa um profissional que está cumprindo com maestria o seu papel. Ainda mais quando é atacado por “profissionais” que gostariam era de estar ursufruindo do bem bom $$$ da máquina pública.

  4. Os maiores prejudicados nessa guerra ‘internética’ são os moradores dessa cidade. Ninguém mais sabe o que é verdade ou mentira. Vou continuar acompanhando as ações da prefeitura pelos meios que conheço e tirar a prova conferindo as ações na rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *