Prefeitura modifica sinalização e fiscalização eletrônica em vias de grande fluxo

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), fortalece as ações de disciplinamento do trânsito com a instalação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica. Os novos radares e barreiras eletrônicas já foram instalados e estão em fase de teste. Eles vão contribuir para o processo de conscientização dos condutores no respeito às leis de trânsito. Também estão sendo intensificadas as ações de sinalização vertical e horizontal nas principais vias.

“O reaparelhamento do nosso sistema de fiscalização viária, a partir do uso de tecnologias mais avançadas, nos permitirá ter um controle maior do tráfego, colaborando ao mesmo tempo para a fluidez no trânsito e para a redução do índice de acidentes”, disse o prefeito Edivaldo.


Através de estudos técnicos realizados nas principais avenidas da cidade foram definidos os locais para a instalação dos novos equipamentos. Além do radar fixo que mede a velocidade, radares mistos foram implantados em pontos estratégicos, próximos aos semáforos. Os equipamentos captam o avanço do sinal, a parada sobre a faixa de pedestre e a velocidade ao ultrapassar o sinal verde acima dos 60 km/h permitidos na via.

Para informar o condutor, estão sendo instaladas placas indicativas de fiscalização e velocidade simultaneamente à colocação dos radares e barreiras eletrônicas. Em avenidas como Holandeses, Daniel de La Touche, Litorânea, São Luís Rei de França, Colares Moreira e Africanos, os radares e as placas informativas já foram instalados. No total, 20 equipamentos estão em fase de teste e a operação continua com estudos para implantação em outras áreas.

O reforço da sinalização horizontal está sendo realizado paralelamente aos serviços de instalação da sinalização eletrônica viária. Na Avenida Litorânea, por exemplo, está em fase de conclusão a pintura e reavivamento das faixas de pedestre.

“Para promover a paz no trânsito e compor o conjunto de melhorias do setor, o prefeito Edivaldo tem investido no reforço da fiscalização. Com a campanha educativa e a troca dos radares e das placas de sinalização, os condutores e pedestres já perceberão importantes avanços”, afirmou o titular da SMTT, Canindé Barros.

Os radares, por meio de um sistema inteligente, permitem ainda o acesso online da SMTT à quantidade de veículos que transitaram pela avenida, facilitando assim o estudo do fluxo na via para a implantação de melhorias no trânsito. A tecnologia dos novos equipamentos resulta ainda em uma apuração mais eficaz das ocorrências, pois os chips instalados nas câmeras permitem o acesso online aos registros realizados.

O secretário destacou que as ações fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito e do Plano de Educação para o Trânsito. Este último foi apresentado pelo prefeito Edivaldo ao fim do mês passado e tem como meta alcançar índices seguros para o trânsito na capital, as ações são baseadas no tripé: engenharia, fiscalização e educação.

7 thoughts on “Prefeitura modifica sinalização e fiscalização eletrônica em vias de grande fluxo

  1. Uma boa hora mesmo para mudar a sinalização de algumas vias em São Luís, seria bom colocar um pardal lá na Cohab p/ diminuir os acidentes.

  2. Uma boa hora mesmo para mudar a sinalização de algumas vias em São Luís, seria bom colocar um pardal lá na Cohab p/ diminuir os acidentes.

    Mayra

  3. Toda melhoria para o transito da nossa cidade é válida para ver se diminui os numeros de acidentes no transito. Para complemnetar só falta mais educação dos condutores.

  4. É muito bom esse trabalho da prefeitura no trânsito esse sistema vai melhorar e muito e por sinal ainda foi uma das escolhas mais baratas e eficaz p se investir, principalmente nesta cidade onde a leis de trânsito não são respeitadas esses censores vão fiscalizar os irresponsáveis e dar a educação no trânsito na forma de pagamento de multas p esses, acho é bom e dou apoio.

  5. É muito bom esse trabalho da prefeitura no trânsito esse sistema vai melhorar e muito e por sinal ainda foi uma das escolhas mais baratas e eficaz p se investir, principalmente nesta cidade onde a leis de trânsito não são respeitadas esses censores vão fiscalizar os irresponsáveis e dar a educação no trânsito na forma de pagamento de multas p esses, acho é bom e dou apoio.

  6. É muito bom esse trabalho da prefeitura no trânsito esse sistema vai melhorar e muito e por sinal ainda foi uma das escolhas mais baratas e eficaz p se investir, principalmente nesta cidade onde a leis de trânsito não são respeitadas esses censores vão fiscalizar os irresponsáveis e dar a educação no trânsito na forma de pagamento de multas p esses, acho é bom e dou apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *