Sectec e Fapema lançam Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) iniciaram, nesta quarta-feira (4), os trabalhos de organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT), que acontece de 13 a 19 de outubro. Na reunião preparatória, que marcou o lançamento do evento no estado, o secretário da Sectec, José Costa e a diretora-presidente da Fapema, Rosane Guerra, apresentaram o projeto da semana para este ano aos parceiros com o objetivo de ampliar o número de atividades e de município com ações.

Nos últimos cinco anos o Maranhão tem se destacado na realização da SNCT e atualmente ocupa o 5o lugar no cenário nacional o 1o no Nordeste em número de atividades. Em 2013, a SNCT recebeu 35 mil visitantes na “Cidade da Ciência”, montada na área externa do São Luís Shopping. A organização do evento trabalha para ampliar este número em 2014, com a ajuda dos parceiros.

A reunião de lançamento contou com as presenças do reitor em exercício da Universidade Federal do Maranhão, Antônio Oliveira; o pró-reitor de Planejamento do Instituto Federal do Maranhão, Carlos Cesar Teixeira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão; Porfirio Guerra; as secretárias Pamela Santos (Articulação Institucional), Claudeth Ribeiro (Igualdade Racial), Osvaldo Saveera (adjunto da Sectec) e Ribamar Torres (adjunto da Universidade Virtual do Maranhão); a coordenadora de Pesquisa e Extensão da Estácio- Faculdade São Luís, Maria Izaura Pereira; professores, pesquisadores, estudantes e representante do Sebrae, entre outros.

Durante a reunião foi apresentado os anais da SNCT 2013 que pode ser consultado no website disponível na página da Sectec – www.sectec.ma.gov.br. “Este é um primeiro momento de mobilização das instituições, pesquisadores, estudante e da sociedade em geral para participar da Semana que é um evento importante para divulgar a produção cientifica do estado”, destacou o secretário José Costa.

O objetivo da SNCT é democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica em todo o estado. Em sua 11ª edição a semana tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, o que se constitui uma grande oportunidade para vincular a produção cientifica aos desafios sociais enfrentados em todas as áreas da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *